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Banca de DEFESA: DEYVIS DOS SANTOS COSTA DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEYVIS DOS SANTOS COSTA DE CASTRO
DATA: 29/09/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRELACES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Profissional. Formação Continuada. Educação Infantil. Prática Pedagógica. Etnografia.

 

 


PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As novas demandas legais, a exemplo da Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, entre outras, representam o marco que afirma este curso como lócus para a formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Discussões acadêmicas neste âmbito se apresentam como pontos positivos e fortalecedores da formação de professores da Educação Infantil, visto que remetem à formação inicial e à formação continuada, à ampliação de conhecimentos no campo geral, e, em particular, no campo da educação de crianças, sobretudo com a aproximação desses professores ao contexto acadêmico, aspectos que possibilitam o fortalecimento do trabalho docente, o que configura possibilidades de melhorias qualitativas para o cenário da Educação Infantil e para a construção da cultura profissional docente. Esta proposta de estudo parte da seguinte questão problema: Esta proposta de estudo parte da seguinte questão problema: De que forma se constitui a formação continuada de professores da educação infantil e sua inter-relação com as práticas pedagógicas? Subsidiariamente apresenta outros questionamentos norteadores do estudo: Como a formação continuada repercute na prática pedagógica do professor de educação infantil? Quais as contribuições da formação continuada na prática pedagógica de professores da educação infantil? Quais os constituintes formativos que integram a cultura profissional do professor da educação infantil? Registra como objetivo geral: Analisar a constituição da formação continuada de professores da educação infantil e sua inter-relação com as práticas pedagógicas. E apresenta os seguintes objetivos específicos: caracterizar como esse dispositivo cultural, no caso, a formação continuada se entrelaça na prática pedagógica do professor de educação infantil; descrever as contribuições da formação continuada na prática pedagógica de professores da educação infantil; analisar os constituintes formativos que integram a cultura profissional do professor da educação infantil; analisar os saberes docentes, sua produção e mobilização no entorno da educação infantil.Está ancorada no seguinte aporte teórico: Imbernón (2010), Gatti e Barreto (2009), Kuhlmann Jr. (2011), Didonet (2007), Oliveira (2010; 2011), Oliveira e Carlos (2011), Kishimoto (2010), Baptista (2010), Gobbi (2010); Kramer (2005). Possui caráter qualitativo, tendo como caminho metodológico a pesquisa etnográfica, por meio da técnica de observação participante, entrevista e carta etnográfica. Para discussão dos dados privilegia análise de conteúdo, fundamentada nos pressupostos teóricos de Bardin (2011), Franco (2008). Os resultados da análise, ainda provisórios, mostram que os projetos de formação continuada ofertados às interlocutoras/colaboradoras contribuem de certa maneira para o aprimoramento da prática pedagógica, mesmo que, ainda, se apresentem distantes das reais necessidades formativas das educadoras. Os dados evidenciam também que as professoras participam de outros tipos de formação continuada, muitas vezes utilizando recursos financeiros próprios, para demandarem esse empreendimento que na sua essência caracteriza a cultura profissional docente.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 09/09/2016 11:45
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