Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANNE TEIXEIRA CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANNE TEIXEIRA CARNEIRO
DATA: 18/01/2013
LOCAL: Sala de Núcleos - PPGED
TÍTULO:

SOCIOPOETIZANDO O QUE SER JOVEM COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA TÉCNICA-PROFISSIONALIZANTE EM BOM JESUS – PI

PALAVRAS-CHAVES:

Ser Jovem. Jovens. Escola Agrícola. Sociopoética.

ÁREA: Educação

Ao manter o foco da atenção sobre os jovens como expressões dos problemas sociais, nega-se a possibilidade de ouvi-los e de deixa-los estabelecer o que de fato consideram suas problemáticas. Rejeita-se ainda, a própria capacidade do jovem de atuar como agente de mudanças positivas na resolução de seus próprios problemas. Desse modo, a relevância em estudar o tema o que é ser jovem está, em especial, na possibilidade da pesquisadora de aproximar-se dos jovens estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Agrícola de Bom Jesus - CABJ e ouvi-los de outro modo, considerando-os como capazes de formular questões significativas, de propor ações relevantes, de efetuar uma relação dialógica com outros autores e de contribuir para a solução de problemas sociais. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo privilegiar aos jovens estudantes do curso Técnico em Enfermagem do CABJ dentro de sua lógica, tornando esse grupo não filósofo, filósofo, ao possibilitar a produção de confetos sobre o tema “O que é ser jovem”. Para isso, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Identificar o perfil dos jovens estudantes do curso Técnico em Enfermagem do CABJ; Perceber as principais problemáticas vivenciadas por estes jovens sobre o que é ser jovem; Identificar quanto pode um jovem diante dos seus problemas; Identificar outros modos de pensar o que é ser jovem por estes sujeitos. No referencial teórico foram utilizados autores como: Adad (2011), Ariès (1986), Levi e Schmitt (1996), Schindler (1996), Abramo (1994), Lapassade (1968), Pais (2003), dentre outros. Essa pesquisa se insere no paradigma qualitativo de investigação utilizando a Sociopoética. A pesquisa ocorreu no CABJ, formando um grupo-pesquisador com 11 alunos do curso Técnico em Enfermagem. As técnicas utilizadas para produção dos dados foram: Os Bichos Jovens e Corpo Coletivo Jovem. As categorias encontradas a partir da análise dos relatos orais produzidos foram: Conceitos de jovens; Dificuldades vividas pelo jovem; Quanto pode o jovem diante dos problemas; Desejos do corpo jovem; Características ou sentimentos do corpo jovem. Esse trabalho possibilitará, senão conhecer, pelo menos adentrar em parte do universo pretendido, interferindo diretamente na prática da pesquisadora, enquanto professora desta instituição de ensino. Acredita-se também que de algum modo poderá subsidiar a prática de professores que lecionam para os jovens, em especial para aqueles que lidam diretamente com as questões referentes às juventudes.

Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Externo ao Programa - 3302058 - ROSA MARIA DE ALMEIDA MACEDO
Externo à Instituição - ANDREA ABREU ASTIGARRAGA - UEVA