Banca de QUALIFICAÇÃO: VALQUIRA MACEDO CANTUARIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALQUIRA MACEDO CANTUARIO
DATA: 03/11/2016
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

O processo de implementação da escola pública de tempo integral no Piauí

PALAVRAS-CHAVES:

Política Educacional. Educação Integral. Escola Pública de Tempo Integral.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

A escola pública de tempo integral tem sido defendida como instrumento indutor da qualidade da educação no Brasil. Reconhecendo a importância das políticas voltadas a sua materialização, a presente pesquisa avalia o processo de implementação na Rede Estadual de Educação do Piauí, no período de 2009 a 2015, buscando: caracterizar as políticas públicas para escola de tempo integral no Piauí; identificar a concepção e os interesses que motivaram a implementação da política; confrontar o desenho inicial da proposta com a sua execução e investigar os condicionantes do processo de implementação da escola pública de tempo integral no que se refere à definição pela transformação da escola regular em escola de tempo integral, à seleção dos gestores escolares, à apresentação da proposta, à adesão da comunidade escolar e às condições objetivas de implementação da política. O aporte teórico que norteia esta investigação perpassa pelos estudos de Gramsci (2006), Cavaliere (2002, 2009), Menezes (2009), Höfling (2001), Silva (2008), Paro (2009), Gamboa (1998), Dias (2013), Maurício (2009). A pesquisa adota a abordagem mista, quali-quantitativa, envolvendo análise documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com professores, pais, diretores escolares e gestores da Secretaria Estadual de Educação do Piauí. Os resultados parciais evidenciam a existência de polêmicas na política de implementação da escola de tempo integral no Piauí, relacionadas às condições de oferta, devido à inadequação das unidades escolares ao atendimento em jornada integral; ao fato de haver quebra da isonomia salarial entre os trabalhadores da educação, por conta de pagamento de gratificação; à exclusão dos Centros de Tempo Integral do processo eleitoral para o provimento do cargo de diretor escolar e à implementação sem as condições necessária ao pleno desenvolvimento da proposta.

Presidente - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 423416 - MARIA DO ROSARIO DE FATIMA E SILVA