Banca de DEFESA: MARCIA RAIKA E SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA RAIKA E SILVA LIMA
DATA: 20/12/2016
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: MEU MUNDO CAIU! AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Formação contínua. Significado e Sentido. Educação Especial. Educação Inclusiva.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

Esta tese de doutoramento tem como objeto de estudo as significações constituídos por professores do Ensino Médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais-NEEs na escola regular. Embasada na tese de que os professores que têm alunos da educação especial em sala de aula comum, ao realizarem formação contínua em educação especial e inclusiva tem possibilidades de reflexão e construção de novos significados e sentidos sobre sua atividade de ensino aprendizagem para educação de alunos com NEEs. A pesquisa é de natureza crítica e tem como objetivos compreender os significados que os professores atribuem à educação especial na perspectiva da educação inclusiva; Especificar o que os professores compreendem por atividade de ensino aprendizagem; Interpretar o que os professores compreendem por atividade de ensino aprendizagem de alunos da educação especial em sala de aula comum; Analisar as motivações do professor para desenvolver a atividade de ensino aprendizagem diante do contexto da educação inclusiva. Participou da pesquisa uma professora com formação em História e que têm alunos da educação especial em sala de aula do Ensino Médio. As técnicas e os instrumentos metodológicos a serem utilizadas foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. A base teórico-metodológica de sustentação desta tese é o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. As análises desvelaram que a participante da pesquisa ao significar que “Meu mundo caiu”, desprende que superou os sentimentos de angústias ao descobrir alunos com NEEs em sala de aula e se propôs a transformação e ampliação de sua atividade profissional para o ensino aprendizagem destes alunos, quando realizou formação contínua para profissionalizar-se e nesta refletir criticamente sobre sua atividade profissional e propõem alternativas para ensinar os alunos com NEEs em sala regular, propiciando a sua inclusão escolar.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 079.552.668-70 - RAQUEL ANTONIO ALFREDO - PUC - SP
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA