Banca de DEFESA: JULIANA BRONDANI DA COSTA

DISCENTE: JULIANA BRONDANI DA COSTA
DATA: 23/02/2017
LOCAL: PPGEd
TÍTULO: Ginásio Parnaibano: História e memória (1927-1959)
PALAVRAS-CHAVES: história da educação piauiense, memória, Ginásio Parnaibano, ensino secundário
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O presente trabalho analisa a história e memória do Ginásio Parnaibano, desde 1927, data da criação da Sociedade Civil Ginásio Parnaibano, até 1959, quando essa instituição escolar é oficializada pelo Estado. A criação do Ginásio resultou da articulação da elite econômica e intelectual da cidade e visava oferecer a juventude, principalmente masculina, o ensino secundário necessário para inserção em um curso superior. Esse nível de escolaridade era considerado importante para o desenvolvimento do país, por ser uma forma de propiciar aos jovens uma formação escolar que os preparava para o ensino superior e para assumir postos sociais importantes, compondo as lideranças da sociedade brasileira. Com Parnaíba não foi diferente, cidade esta que até meados de 1959 experimentava um amplo progresso comercial e representou o fiel da balança nas mais importantes decisões políticas estaduais. A pesquisa está ambientada na história cultural, tendo como fundamentação teórica e historiográfica os postulados elaborados por Le Goff (2003), Ecléa Bosi ( 2004), Rosa Fátima de Sousa (2008), Iweltiman Mendes (2007), Julia Napoleão (2013), Antonio de Pádua Carvalho Lopes (2001), dentre outros. O recorte temporal da pesquisa enfoca os anos de 1927 a 1959 e se justifica pela fundação em 1927 do Ginásio Parnaibano, finalizando com a assinatura da lei Estadual nº 1892, de 21 de novembro de 1959 que promoveu a estadualização dessa instituição escolar. O objetivo da pesquisa foi construir uma história do Ginásio Parnaibano, percebendo a sua importância no contexto social, econômico e cultural de Parnaíba. Constituiu-se como proposta central da investigação a consolidação do ensino secundário em Parnaíba a partir do Ginásio Parnaibano, não só como o reflexo, mas como participação no desenvolvimento da cidade, dando visibilidade aos sujeitos históricos, a Sociedade civil, a formação e a vida cultural e política da cidade, Metodologicamente, além das entrevistas coletadas a partir dos fundamentos da história oral, foram realizadas pesquisa no Instituto histórico, geográfico e genealógico de Parnaíba, Fundação Raul Bacelar, Biblioteca Municipal de Parnaíba, no Arquivo Público de Teresina e em arquivos particulares. Utilizou-se documentos oficiais, tais como leis orçamentárias, mensagens governamentais, dentre outros. Além disso, a produção do trabalho foi beneficiada pela extensa quantidade de documentos que até hoje a escola mantém, tais como diários escolares, livros de mensalidades, atas de inspeção, livro de matrículas, dentre outros. Deste modo, verificou-se que antes da efetivação do processo de Estadualização da Sociedade Civil Ginásio Parnaibano, já existia no imaginário social da cidade de Parnaíba, uma consciência em relação à necessidade de criação de um estabelecimento de ensino público que ofertasse o curso ginasial aos jovens. No decorrer deste trabalho, constatou-se que o poder público municipal atuou bastante nesse processo de estadualização, através de uma ligação com o poder estadual. A estadualização não se constituiu numa panaceia para todos os males da educação de Parnaíba na década de 1960, mas contribuiu para uma ampliação do ensino na medida em que possibilitou maiores oportunidades de educação aos parnaibanos. Desta forma, o processo de estadualização abrangeu não somente os professores e estudantes do Colégio Estadual, mas também grande parte da sociedade parnaibana.
Palavras-

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ