Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LEMOS DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LEMOS DA COSTA
DATA: 17/01/2017
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/CCE-UFPI
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORE S DO CAMPO: DO PERCURSO FORMATIVO A OS SABERES DA CULTURA CAMPONESA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Formação de Professores do Campo. Saberes Docentes. Prática Pedagógica
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

Nesta investigação delimitamos como objeto de estudo: o percurso formativo de professores do campo na produção dos saberes da cultura camponesa que são valorizados na prática pedagógica. Buscamos responder ao seguinte problema de pesquisa: como se desenvolve o percurso formativo de professores do campo na produção dos saberes da cultura camponesa que são valorizados na prática pedagógica? E para alcançarmos resposta a este problema, traçamos os seguintes objetivos: geral – Investigar o percurso formativo de professores do campo na produção dos saberes da cultura camponesa que são valorizados na prática pedagógica; específicos: Caracterizar o percurso formativo de professores do campo no contexto da prática pedagógica na produção dos saberes da cultura camponesa; descrever os saberes da cultura camponesa produzidos na prática pedagógica de professores do campo; analisar como a prática pedagógica de professores do campo contribui em seu percurso formativo na produção dos saberes da cultura camponesa. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa em educação, explorando a etnografia mediante o estudo de caso etnográfico como método, tendo como locus da pesquisa uma escola do campo, EFA Soinho que trabalha com a PA e, como interlocutores dez professores. Para construção dos dados selecionamos os seguintes instrumentos: observação participante, memorial de formação e a entrevista semiestruturada. Apresentamos como alicerce teórico de acordo com as seguintes categorias: Educação do Campo e formação de professores do campo: Arroyo (2004, 2009, 2012), Arroyo, Caldart e Molina (2009) Arruda e Brito (2009), Caldart (2004, 2009, 2012), Carvalho e Medeiros (2010), Rocha (2010), dentre outros; metodologia:  André (1995, 2008), , Angrosino (2009), Macedo (2010), dentre outros; Para a compreensão dos dados realizamos a técnica da análise de conteúdo com base em: Bardin (1977), Franco (2007); documentos oficiais: Brasil (1988,1996, 2002, 2008, 2010). Com a análise dos dados constatamos que o percurso formativo de professores do campo se constitui em um processo contínuo, se desenvolve no movimento entre a formação acadêmica de caráter universalista e o exercício da prática pedagógica. Ao iniciar o trabalho em escola do campo, fazem uma formação denominada de inicial em Pedagogia da Alternância - PA, oferecida pela própria instituição, buscando conhecer e fazer uso dos instrumentos dessa pedagogia. Os saberes da cultura camponesa são produzidos pelos professores por meio das vivências com os pares, alunos e comunidade escolar, a partir de atividades diferenciadas são valorizados na prática pedagógica. Mediante os resultados, vemos desafios na formação de professores do campo, implicando em demandas educativas que requer a efetivação de políticas públicas no sentido de garantir uma formação específica aos profissionais que trabalham na Educação do Campo.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES