Banca de DEFESA: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO

DISCENTE: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO
DATA: 20/03/2017
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: Saberes construídos e mobilizados na Prática Pedagógica do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES:    Saberes docentes. Práticas pedagógicas. Construção e mobilização de saberes.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente texto apresenta os resultados das investigações de uma pesquisa de mestrado em educação intitulada Saberes construídos e mobilizados na prática pedagógica do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, que parte da probrematização sobre quais os saberes construídos e mobilizados na prática pedagógica de professores do 1º ao 5º ano no Ensino Fundamental. Com a temática proposta, o objetivo geral da pesquisa é investigar como se configura a construção e mobilização de saberes na prática pedagógica de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As orientações teóricas seguem as contribuições de Freire (1996), Franco (2012), Gauthieret al. (2013), Imbernón, (2010), Josso (2012), Nóvoa (1992), Perrenoud (1993), Pimenta (1997), Tardif (2002,2014), Sousa (2006) entre outros autores que discutem o tema. A pesquisa tem como abordagem metodológica a narrativa, tendo como instrumentais o questionário, para levantamento de perfil dos participantes e o diário narrativo, onde contamos com a escrita dos dez professores colaboradores da pesquisa. Discorremos sobre os achados da investigação, trazendo uma reflexão sobre o ato pedagógico, nos quais são alicerçados a prática pedagógica e os saberes docentes dos professores do Ensino Fundamental. A análise dos dados direciona para as categorias: a prática pedagógica e a mobilização de saberes docentes e os saberes docentes construídos na prática pedagógica. Evidenciam-se como resultados nas falas das interlocutoras da pesquisa, os diversos saberes que são construídos e mobilizados na prática pedagógica; as situações que oportunizam a mobilização e a construção de novos saberes docentes, tais como: as formações em serviço, o trabalho docente e os diálogos reflexivos entre os pares no espaço escolar. A pesquisa nos indica que ações voltadas para promover a reflexão do professor em sua prática diária; as formações voltadas a atender a realidade do docente em sala de aula e promoção de momentos reflexivos de diálogos coletivos dentro do espaço escolar, são encaminhamentos que visam intensificar a construção e a mobilização de saberes docentes no contexto da prática pedagógica.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo à Instituição - FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO - UEMA
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA