Banca de DEFESA: JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA
DATA: 29/03/2017
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS ACERCA DO MUNDO
PALAVRAS-CHAVES: Experiências. Educação infantil. Crianças. Produção de conhecimentos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

RESUMO

O presente trabalho objetiva investigar as experiências vivenciadas pelas crianças na educação infantil como possibilitadoras da produção de conhecimento acerca do mundo em que vivem. Especificamente, propõe identificar práticas correntes relacionadas ao conhecimento do mundo pelas crianças na educação infantil; projetar novas experiências a serem vivenciadas pelas crianças a partir da problematização da prática; efetivar as experiências a fim de que as crianças produzam novos conhecimentos; e analisar a relevância destes conhecimentos produzidos nas experiências vividas por elas. A pesquisa é desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil localizada no município de Timon – MA e tem como espaço delimitado quatro turmas: Maternal I, Maternal II, Infantil I e Infantil II. A investigação conta com a participação de seis professoras que atuam diariamente com as crianças de 2 a 5 anos de idade na educação infantil, sendo que as crianças constituem-se em sujeitos centrais deste estudo. A metodologia utilizada é da Pesquisa-ação (KEMMIS; WILKINSON, 1998), devido a seu caráter de investigação-formação ser capaz de colaborar significativamente na transformação da prática docente a partir da realidade concreta. A produção dos dados ocorre por meio de três procedimentos que se intercruzam durante todo processo, sendo eles a entrevista semiestruturada, a observação participante e os encontros formativos. As interpretações dos dados são conduzidas com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) tendo a imagem fotográfica das experiências vivenciadas pelas crianças, durante o processo de investigação, como principal conteúdo analítico. Tal escolha parte da compreensão de que este conteúdo é capaz de revelar tanto fundamentos teóricos e metodológicos que embasam as práticas das professoras como o processo de aprendizagem das crianças no decorrer de suas experiências educativas. A pesquisa torna-se relevante para a área por possibilitar aos professores da educação infantil a formação continuada em serviço na área em que atuam, oportunizando o fortalecimento da concepção da criança como sujeito protagonista da prática educativa capaz de produzir os próprios conhecimentos sobre o mundo em que vivem, consolidando assim a imagem da criança como ser ativo no processo de ensino e de aprendizagem e a do professor como sendo o mediador atento deste processo. As observações e interpretações feitas pelas crianças durante a pesquisa revelaram o modo como compreendem e se relacionam com o mundo por meio de diferentes experimentações, observações, indagações e explicações, bem como a maneira pela qual elas expressam seus conhecimentos através de múltiplas linguagens na infância. O estudo encontra respaldo nas ideias de Freire (1995; 2005), Vygotsky (2004; 2007), Oliveira (2011; 2012), Harlan e Rivkin (2002), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), entre outros.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA