Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA DA CUNHA GONZAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA DA CUNHA GONZAGA
DATA: 17/04/2017
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: A Bioalfabetização no Ensino Médio: interface com a prática pedagógica dos professores de Biologia
PALAVRAS-CHAVES: Educação biológica. Docentes de Biologia. Teoria e Prática.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A bioalfabetização no Ensino Médio representa um processo necessário no contexto das escolas atuais, a fim de os estudantes obterem saberes teóricos e práticos que, vinculados ao mundo vivo, permite-os a sua utilização no dia a dia, para enfrentar situações reais e problemáticas. O objeto de estudo da presente investigação compreende a bioalfabetização no Ensino Médio na interface com a prática pedagógica dos professores de Biologia. Apresenta, portanto, o seguinte problema de pesquisa: como se constitui a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-PI na interface com a prática pedagógica dos professores de Biologia? Como objetivo geral, analisar a constituição da bioalfabetização no Ensino Médio de Teresina-PI na interface com a prática pedagógica dos professores de Biologia. Estabelece como objetivos específicos: identificar como se constitui a bioalfabetização dos alunos do Ensino Médio público; caracterizar a prática pedagógica dos professores de Biologia que atuam no Ensino Médio público de Teresina-Piauí; e descrever o processo de bioalfabetização que se efetiva na prática pedagógica no Ensino Médio. Adota como embasamento teórico, autores como Franco (2012), Giassi (2009), Krasilchik (2011), Longhini (2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), Mendes Sobrinho (2006); Souza (2012), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-analítico-interpretativa, conforme orientações de Bogdan e Biklen (1994), Moreira e Caleffe (2008), Richardson et al (2012), entre outros. Tem como sujeitos 286 discentes do Ensino Médio e 10 professores de Biologia que atuam neste nível de ensino, em escolas públicas da rede estadual de Teresina-PI. Os dados foram produzidos a partir de duas vertentes instrumentais: teste de verificação de conhecimentos e entrevista semiestruturada, e analisados com o emprego da análise estatística e de conteúdo, conforme Bardin (2011), considerando três categorias principais de análise: o processo de bioalfabetização dos alunos no Ensino Médio, a prática pedagógica dos professores de Biologia e a articulação da prática pedagógica dos professores de Biologia com o processo de bioalfabetização dos alunos. A conclusão do processo investigativo é que os estudantes do Ensino Médio de Teresina-PI não alcançaram um acerto considerável de questões que envolvem os conhecimentos, biológicos, demonstrando dificuldades quanto a compreensão da disciplina Biologia, sendo identificado como um dos principais fatores para essa incompreensão a ausência de práticas bioalfabetizadoras, bem como o interesse do aluno pela disciplina e a presença de termos complicados na Biologia. Desse modo, confirma-se a tese de que, a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-Piauí é fortemente influenciada pela prática pedagógica dos professores de Biologia, na qual os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades para a compreensão da disciplina, situação comum às escolas brasileiras, em que os alunos apenas reconhecem e memorizam termos, sem compreender o seu significado biológico, sendo necessárias estratégias de ensino, a exemplo dos laboratórios de Ciências e Biologia, aulas de campo, jogos educativos, multimídias, articulação com outras disciplinas, aulas expositivas dialogadas, incentivo à leitura e à pesquisa, utilização de modelos didáticos, relação teoria e prática, para que os discentes tornem-se bioalfabetizados.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA