Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIA DA SILVA MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIA DA SILVA MACHADO
DATA: 29/06/2017
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: Possibilidades de desenvolvimento de práticas de enfrentamento ao bullying na escola: pesquisa-ação e a formação de valores humanos em contexto de oficina pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Valores Humanos. Pesquisa-ação.Oficina Pedagógica. Possibilidades. Desenvolvimento. Práticas de enfrentamento ao bullying. Escola
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta pesquisa de doutoramento tem como foco a relação entre a formação de valores humanos produzidos por professores em contexto de pesquisa-ação como possibilidades de desenvolvimento de práticas de enfrentamento ao bullying na escola dos anos iniciais. Partimos da seguinte questão de pesquisa: Qual a relação que os professores produzem no contexto de pesquisa-ação sobre a formação de valores humanos entre as práticas de enfrentamento ao bullying e as possibilidades de desenvolvimento dessa prática na escola dos anos iniciais?. Neste estudo, defendemos a tese de que no contexto de pesquisa-ação, a formação de valores humanos possibilita o desenvolvimento de práticas de enfrentamento ao bullying na escola dos anos iniciais. Para sua comprovação a partir dessa pesquisa, propomos como objetivo geral: Investigar a relação que os professores produzem no contexto de pesquisa-ação sobre a formação de valores humano entre as práticas de enfrentamento ao bullying e as possibilidades de desenvolvimento dessa prática na escola dos anos iniciais. E objetivamos especificamente: Caracterizar as práticas de enfrentamento ao bullying dos professores nos anos iniciais com vistas a desenvolver oficinas pedagógicas sobre valores humanos; Interpretar as possibilidades de formação de valores humanos para o desenvolvimento de práticas de enfrentamento ao bullying na escola. Para isto, seguimos as orientações do método Materialismo Histórico Dialético que proporciona a compreensão de que o homem se desenvolve mediante as condições objetivas e subjetivas produzidas sócio-historicamente no contexto social, levando em consideração o movimento, desenvolvimento e renovação. Usamos a abordagem sócio-histórica, por considerarmos que homem se constitui nas relações sociais e na natureza, por sua vez, faz parte de um processo dialético que ao transformar a natureza também transforma a si mesmo, mediado por instrumentos técnicos e simbólicos, especialmente a linguagem. Adotamos a Pesquisa-ação como modalidade de pesquisa que visa o a pesquisa e ação, ou seja, os professores colaboradores instigados pela reflexão crítica são impulsionados para produzir conhecimento e transformar os contextos sociais vitimados pelo bullying. Respaldamo-nos, principalmente, em autores como: Vázquez (2008; 2011), Marx e Engels (2002), Marx (2010; 2013),Vigotski (2010), 2009), Afanasiev (1968;1985),entre outros. A pesquisa foi realizada com duas professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Teresina-PI e uma graduanda do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Os procedimentos usados foram: encontro coletivo, entrevista reflexiva e oficina pedagógica. Defendemos que o estudo propiciou discussões sobre a relação explicitada, ao passo que criou possibilidades de desenvolvimento das práticas de enfrentamento ao bullying na escola.

Externo ao Programa - 1945116 - ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA