Banca de QUALIFICAÇÃO: DJANIRA DO ESPIRITO SANTO LOPES CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DJANIRA DO ESPIRITO SANTO LOPES CUNHA
DATA: 22/06/2017
LOCAL: Sala de Reunião do PPGEd
TÍTULO: PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO A PARTIR DA ANDRAGOGIA E DA TEORIA EXPERIENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Andragogia. Teoria experiencial. Ensino-aprendizagem.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade de ensino, a partir do pressuposto de educação ao longo da vida, pode contribuir para a construção da cidadania, na medida em que oferece elementos norteadores da prática pedagógica, considerando o tipo de aluno, a formação necessária aos professores que atuarão nesta modalidade, bem como possibilidades de conteúdo e orientações didáticas. Diante dessa realidade, é pertinente considerarmos a atuação do professor, como fator diferencial na qualidade do ensino ofertado a modalidade de EJA. Assim, evidencia-se a necessidade formativa de aperfeiçoarem a prática em relação ao trabalho docente na EJA. Nesse sentido, o presente projeto de investigação tem como objeto de estudo a prática pedagógica de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a aprendizagem de pessoas jovens e adultas. A partir dessa preocupação, objetivamos desenvolver estratégias de ensino fundamentadas nos princípios andragógicos e na teoria experiencial, com vistas a aprendizagem de pessoas jovens e adultas e a transformação da prática pedagógica no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, fundamentada nos pressupostos teóricos de González Rey (2010), Flick (2009), Oliveira (2007), Kemmis e Wilkinson (1998), Desgagné (2007), Thiollent (2011). O corpus desta investigação será constituído por dados a partir de questionário, entrevista e encontros formativos colaborativos com base organizacional no ciclo de Kolb, realizados com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na modalidade de EJA, no município de Teresina-PI. Os dados serão organizados em categorias e interpretados à luz da técnica da Análise de Discurso, a partir das concepções de Bardin (2009), Pêcheux (2008, 2009, 2012), Maingueneau (2008, 2010), Fairclough (2008), Orlandi (2003, 2012), Gracia (2004). Considerando a importância da formação voltadas para a EJA, bem como a compreensão das estratégias de ensino e aprendizagem a partir da teoria experiencial, nos apoiamos nas formulações teórico-conceituais de Knowles; Holton III; Swanson (2009), Finger; Asún (2003), DeAquino (2007); Kolb (1984), Freire (2014); Moura (2003), Brunel (2004), Baquero (2004), Barcelos (2010), Paiva (2003), entre outros. O resultado deste estudo servirá de subsídio para se repensar estratégias de enfrentamento dos desafios para o planejamento de políticas que possibilitem a formação dos profissionais envolvidos no processo educativo, baseadas nas necessidades do educando, aliando os saberes científicos aos saberes da experiência, fundamentais para a aprendizagem significativa dos alunos.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO