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Banca de DEFESA: CELENE VIEIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELENE VIEIRA GOMES
DATA: 29/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES COM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Prática Avaliativa.  Síndrome de Down. Inclusão. Professores. Ensino fundamental.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

A avaliação tem sido tema recorrente nos estudos em educação em função da sua relevância para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se que, em alguns casos, a forma como vem sendo praticada nas escolas leva a exclusão de alunos que não têm um rendimento satisfatório, pois permanece atrelada a notas ou conceitos, sem considerar o contexto e as singularidades dos educandos. Nesse sentido, ressalta-se que a situação adquire maior complexidade quando se considera os alunos público-alvo da educação especial, em particular aqueles que apresentam síndrome de Down que implica em deficiência intelectual. Em função desse entendimento, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com crianças com síndrome de Down. O aporte teórico da pesquisa está estruturado à luz das concepções de Mendes (2006; 2010; 2015), Mills (1999), Beyer (2005), Hoffmann (2005; 2009), Luckesi (2008), Teixeira e Nunes (2010), Casarin (1999), Voivodic (2004), entre outros. O estudo é de natureza qualitativa do tipo explicativa. Participaram da pesquisa 4 (quatro) professoras de escolas públicas da rede municipal de Teresina – PI. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o roteiro de entrevista semiestruturada e o roteiro de observação. A análise das informações foi feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004). Entre os resultados encontrados, pode-se afirmar que as concepções das participantes em relação às práticas avaliativas podem ser consideradas como em processo, no entanto, no cotidiano, as professoras enfrentam dificuldades para avaliar com crianças com síndrome de Down


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Notícia cadastrada em: 19/06/2017 17:12
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