Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA PADUA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA PADUA
DATA: 31/08/2017
LOCAL: Sada de Defesa do PPGED
TÍTULO: PROFISSÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR INICIANTE E A APRENDIZAGEM DA CULTURA ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Profissão docente. Professor iniciante. Cultura escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O professor iniciante ao desenvolver suas atividades na instituição da Educação Básica, depara-se com o cotidiano da profissão docente e com a aprendizagem da cultura escolar. A partir deste contexto, construímos o seguinte problema de pesquisa: como ocorre a aprendizagem da cultura escolar no início da profissão docente? A investigação tem como objetivo geral compreender como ocorre a aprendizagem da cultura escolar no início da profissão docente. e como objetivos específicos descrever a cultura escolar, caracterizar o início da profissão docente no contexto da cultura escolar e identificar os aspectos que facilitam e/ou dificultam a aprendizagem da cultura escolar no início da profissão docente. A pesquisa está fundamentada teoricamente de acordo com as seguintes proposições: sobre profissão docente, a partir das reflexões baseadas em Brasil (1996), Gonçalves (2000) e Huberman (2000), Nóvoa (2000), França-Carvalho (2007), Tardif (2008) e outros, já sobre cultura escolar, através dos contributos alicerçados em Forquin (1993), Vinão Frago (1995), Perrenoud (2000), Gonçalves e Faria Filho (2005), Vidal (2005), Silva (2006), Faria Filho (2007), França-Carvalho (2007), Pol et al (2007) e outros. A metodologia encontra-se estruturada com o enfoque da pesquisa qualitativa, através da abordagem da etnometodologia e do estudo de caso. Os procedimentos metodológicos foram a observação, entrevista, questionário e diário de campo, com a participação de três profissionais de uma escola pública do município de Teresina-PI, sendo uma diretora escolar, coordenadora pedagógica e um professor iniciante (que deveria ter até dois anos de experiência e que não tivesse participado do Programa de Iniciação a Docência – PIBID). Percebe-se que na primeira categoria, ou seja, profissão docente, o professor no início do exercício de sua carreira na Educação Básica, depara-se com os elementos facilitadores, dificultadores e alguns desafios, e que o mesmo desenvolve durante a relação ensino e aprendizagem variadas competências para melhorar o seu papel, dar vida ao conteúdo, planejar as metodologias mesmo no solilóquio e avaliar o processo. Na segunda categoria, isto é, cultura escolar, verifica-se o trabalho desenvolvido entre a escola e o professor iniciante, em que juntos (gestão e o referido professor) buscam caminhar juntos para melhorar o trabalho colaborativo, e que no clima organizacional é necessária uma relação entre toda comunidade escolar para que as ações educativas sejam alcançadas.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA