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Banca de DEFESA: ADÉLIA MEIRELES DE DEUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADÉLIA MEIRELES DE DEUS
DATA: 27/08/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/auditório do CCE
TÍTULO:

Formação Continuada na interface com a Prática Pedagógica: o que pensam os professores


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada. Prática Pedagógica. Ensino Aprendizagem

 


PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Desde a década de 80, as pesquisas sobre formação docente apontam para a necessidade de uma ressignificação da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador e produtor de diferentes saberes docentes relativos à sua profissão. Dessa forma, o docente é considerado agente de sua própria prática e sujeito do processo de construção e de reconstrução de seus saberes, conforme as necessidades postas no cotidiano da sala de aula e suas experiências profissionais, seus percursos formativos e suas histórias de vida. Comporta realçar, então, que para ensinar, é necessário entrar em relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Nessa perspectiva, objetivamos, com esta pesquisa, analisar, sob o ponto de vista, dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Teresina-PI, as implicações da formação continuada na prática pedagógica. O alcance desse objetivo geral se orienta pelas seguintes questões norteadoras: Como se caracteriza formação continuada dos professores dos iniciais do ensino fundamental? Que concepção de formação continuada orienta os processos formativos desses professores? Quais as necessidades formativas dos professores dos anos iniciais? Em que medida a formação continuada responde as demandas da prática pedagógica? Todas essas questões surgiram a partir da formulação do problema da nossa investigação, a saber: Quais as implicações da formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Teresina-PI na prática pedagógica? Para a realização do estudo, optamos por uma metodologia que se inscreve nos parâmetros da investigação qualitativa, utilizando as narrativas como princípio teórico-metodológico, que direcionaram os instrumentos, memorial e entrevista semiestruturada perspectivando aos interlocutores uma auto-reflexão para (re) planejar ações futuras tendo em vista, seu desenvolvimento profissional e pessoal. Os dados foram produzidos tendo como colaboradores 08 professores dos anos iniciais do ensino fundamental das Escolas Municipais de Teresina-PI. Para uma melhor compreensão do fenômeno pesquisado, empreendemos uma discussão fundamentada em vários autores: Nóvoa (1995), Passeggi (2006), Brito (2006), Candau (2007), Imbernón (2010), Mendes Sobrinho (2006), Minayo (2010), Souza (2006), Josso (2004), Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), entre outros. O processo de produção de dados efetivou-se através da utilização do questionário, das entrevistas semiestruturadas e do memorial de formação continuada. Após a sistematização, análise e interpretação dos dados, mapeamos os seguintes eixos temáticos: I) Formação Continuada e Prática Pedagógica; II) Formação Continuada e as Demandas da Prática Pedagógica; III) Formação Continuada e a Ressignificação da Prática Pedagógica O estudo registra a importância da formação continuada enquanto um processo no qual o professor se coloca como agente e sujeito da sua prática e da construção e reconstrução de seu conhecimento, num movimento dialético, prática-teoria. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de revisão dos processos formativos, no sentido de melhor explorar as potencialidades da formação continuada. A partir desta investigação compreendemos que a formação continuada constitui espaço de discussão, de compartilhamento de experiências, desse modo autoconhecimento e no conhecimento mais acurado da própria prática.  Os dados revelam, ainda, que a formação continuada necessita potencializar o exercício da reflexão crítica que se fundamenta na perspectiva da transformação social, isto é, ter por referencial um projeto de emancipação social e pessoal.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UFPE
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Notícia cadastrada em: 14/08/2012 12:18
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