Banca de DEFESA: MARTINHO DE SOUZA REGO

DATA: 22/02/2013
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGEd
TÍTULO:

A FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE EJA NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE TERESINA E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

PALAVRAS-CHAVES:

Formação Técnica Profissional. EJA. Mercado de Trabalho. PráticaPedagógica.

ÁREA: Educação

O presente estudo refere-se a pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd da Universidade Federal do Piauí – UFPI, sob a seguinte denominação: A formação técnica em agropecuária na modalidade EJA no Colégio Agrícola e a inserção no mercado de trabalho. Investiga o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, enquanto uma política pública que visa ao alcance de uma franca participação social e educacional de jovens e adultos que precisam inserir-se no mundo do trabalho, seja por razões educativas, seja numa perspectiva de inclusão e de justiça social. Estabelece como objeto de estudo a formação técnica em agropecuária na modalidade EJA e a inserção no mercado de trabalho e questiona: em que medida essa formação, oferecida pelo Colégio Agrícola de Teresina, proporciona as competências necessárias para viabilizar a inserção de seus egressos no mundo do trabalho, bem como sua efetiva inclusão e participação no meio sociocultural em que habitam? Adota como fundamentação teórico-metodológica de sustentação e orientação considerações sobre prática pedagógica e formação técnico-profissional, à luz de referenciais fundamentados em: Barone (2008), Oliveira (2007), Castelo Branco (2010), Saviani (2006), Brito (2003), Behrens (2005), Minayo (1994), Chizzotti (2003), Bardin (1977) e Franco (2005) e outros. O lócus de seu desenvolvimento foi o Colégio Agrícola de Teresina, tomando como sujeitos todos os alunos de uma turma de Técnico em Agropecuária na modalidade EJA, oferecida em 2007, que, atualmente, são egressos do CAT. Emprega para a produção de dados a consulta documental e a entrevista semiestruturada oral. Seu contexto analítico desenvolve-se sob a orientação da técnica da análise de conteúdo, enfocando a mensagem, os enunciados do discurso e das informações. Aponta entre suas principais conclusões que o alunado do PROEJA, interlocutores do estudo, menciona que o curso proporcionou uma ampliação tanto dos conhecimentos gerais como dos conhecimentos técnicos; revela que seu interesse em realizar o curso representou uma forma de ascensão profissional e econômica; avalia o curso como bastante positivo para a vida pessoal e profissional; registra sobre a continuidade dos estudos no âmbito acadêmico, o que se mostrou como opção para significativa parcela desse grupo; e constata que a empregabilidade em forma de inserção no mercado de trabalho atinge no momento apenas 50% dos ex-alunos, não obstante o reconhecimento de que o curso tenha proporcionado significativas aprendizagens neste campo formativo, evidenciando a eficácia de uma educação profissional integrada destinada a jovens e adultos, fenômeno que em linhas gerais favoreceu o enriquecimento de seus referenciais culturais, sociais e educacionais.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 1167631 - FRANCISCO DE ASSIS SINIMBU NETO
Externo ao Programa - 1167603 - MARIA DO CARMO DE SOUZA BATISTA