Banca de DEFESA: MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS

DISCENTE: MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS
DATA: 08/11/2017
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA: contributos para a prática educativa dos coordenadores pedagógicos no contexto escolar
PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Prática Educativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente dissertação tem como objeto de estudo a relação formação continuada e prática educativa do coordenador pedagógico no contexto escolar, elegendo-se a seguinte questão-problema: Quais as contribuições da formação continuada para a prática educativa do coordenador pedagógico no contexto escolar? Parte do pressuposto de que o coordenador pedagógico tem o importante papel de desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. A pesquisa proposta tem o objetivo principal de analisar as contribuições da formação continuada para a prática do coordenador pedagógico no contexto escolar. A discussão fundamenta-se teoricamente em Placco, Almeida e Souza (2012; 2015; 2001) que enfatizam ser o coordenador pedagógico membro da equipe gestora da escola, desenvolvendo importante papel na mediação e integração dos processos educativos; em Imbernón (2010) e Garcia (1999) que compreendem a formação continuada como fundamental em qualquer instituição educacional para melhorar a qualidade de ensino; Nóvoa (1992; 1995; 2002), Vasconcelos (2009) e Garrido (2007) que argumentam que os processos formativos como importantes para articular a teoria e a prática docente, superando problemas, propiciando condições para o desenvolvimento dos profissionais, tornando-os autores de suas próprias práticas. O direcionamento metodológico inclui-se na abordagem qualitativa narrativa, tendo como referencial teórico Godoy (1995), Creswell (2014), Minayo (2001) e outros. Os dados foram produzidos com o emprego de dois instrumentos de coleta de dados: Diários de Aula na perspectiva de Zabalza (2004) e as Rodas de Conversas, considerando as orientações de Warschauer (2004) e Brito e Santana (2014). Os dados serão organizados em categoriais e, em seguida analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (2016). O campo de pesquisa foram escolas do Sistema Municipal Educação do Município de Castelo do Piauí. Os sujeitos foram 06 (seis) coordenadores pedagógicos que atuam na função a mais de cinco anos. Ao concluir as análises é que as formações em serviços e as formações genéricas contribuem de maneira significativa para o melhoramento da prática pedagógica dos coordenadores. Nesse sentido, o curso de formação continuada contribui para que os profissionais que os coordenadores pedagógicos desenvolvam um trabalho articulado e integrador dos processos educativos. Assim, o coordenador pedagógico precisa ser bem formado, o currículo dessa formação precisa dispor de conhecimentos, reflexões e práticas que possibilitem este profissional conhecer e intervir na escola, favorecendo a construção de um ambiente educativo capaz de promover o desenvolvimento da aprendizagem, do conhecimento, do trabalho coletivo e interdisciplinar, da ética e da cidadania, na perspectiva de uma educação e uma sociedade cada vez mais inclusiva.

Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA