Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS
DATA: 10/10/2017
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA: contributos para a prática educativa dos coordenadores pedagógicos no contexto escolar
PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Prática Educativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente dissertação tem como objeto de estudo a relação formação continuada e prática educativa do coordenador pedagógico no contexto escolar, elegendo-se a seguinte questão-problema: Quais as contribuições da formação continuada para a prática educativa do coordenador pedagógico no contexto escolar? Parte do pressuposto de que o coordenador pedagógico tem o importante papel de desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. A pesquisa proposta tem o objetivo principal de analisar as contribuições da formação continuada para a prática do coordenador pedagógico no contexto escolar. A discussão fundamenta-se teoricamente em Placco, Almeida e Souza (2012; 2015; 2001), que enfatizam ser o coordenador pedagógico membro da equipe gestora da escola, que desenvolve importante papel na mediação e integração dos processos educativos; em Imbernón (2010) e Garcia (1999), que compreendem a formação continuada como fundamental em qualquer instituição educacional para melhorar a qualidade de ensino; Nóvoa (1992; 1995; 2002), Vasconcelos (2009) e Garrido (2007), que argumentam que os processos formativos são importantes para articular a teoria e a prática docente, superando problemas, propiciando condições para o desenvolvimento dos profissionais, tornando-os autores de suas próprias práticas. O direcionamento metodológico inclui-se na abordagem qualitativa narrativa, tendo como referencial teórico Godoy (1995), Creswell (2014), Minayo (2001) e outros. Os dados foram produzidos com o emprego de dois instrumentos de coleta de dados: Diários de Aula na perspectiva de Zabalza (2004) e as Rodas de Conversa, considerando as orientações de Warschauer (2004) e Brito e Santana (2014). Os dados serão organizados em categoriais e, em seguida, analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (2016). O campo de pesquisa foram escolas do Sistema Municipal Educação do Município de Castelo do Piauí. Os sujeitos foram 06 (seis) coordenadores pedagógicos que atuam na função há mais de cinco anos.

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA