Banca de DEFESA: CRISTIANNE TEIXEIRA CARNEIRO

DATA: 28/02/2013
LOCAL: Sala da Defesa
TÍTULO:

SOCIOPOETIZANDO O SER JOVEM NAS LINHAS DO PENSAMENTO DOS JOVENS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO COLÉGIO TÉCNICO DE BOM JESUS – PI

PALAVRAS-CHAVES:

Ser Jovem. Jovens. Colégio Técnico. Sociopoética.

ÁREA: Educação

A relevância dessa investigação está no fato da pesquisadora ter se aproximado dos jovens estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Técnico de Bom Jesus - CTBJ e ouvir por meio da sociopoética seus confetos (conceitos + afetos) e os problemas que os mobilizam sobre o tema gerador O que é ser jovem, produzindo inclusive outros jeitos de pensar o ser jovem. Para tanto, se fez necessário uma postura que considerou o jovem e a riqueza de possibilidades que experimentam nos momentos da juventude, expressas em manifestações e variados espaços de sociabilidades em especial na escola. Além disso, os jovens alunos do Curso Técnico em Enfermagem foram escolhidos como sujeitos da pesquisa porque foi lecionando para os mesmos que se observou suas problemáticas e retomou-se o desejo de pesquisar o tema em questão. Desde que a pesquisadora iniciou a docência para estes jovens, chamou sua atenção o fato de terem uma trajetória que se aproxima e se afasta da dela, em especial por terem idade entre 16 e 18 anos e já morarem longe dos pais para fazerem simultaneamente o Ensino Médio e um curso técnico profissionalizante em Enfermagem, ficando na escola em tempo integral. Neste contexto, essas peculiaridades tornaram possível as seguintes questões norteadoras: Quem são os jovens do curso Técnico em Enfermagem do CTBJ dito por eles mesmos? O que esses jovens pensam sobre o que é ser jovem? Quais são as principais problemáticas vivenciadas por estes sujeitos sobre o que é ser jovem? Como os jovens deste espaço escolar técnico pensam outros modos de ser jovem para além das representações construídas historicamente? Assim, o que impulsionou a pesquisadora a querer estudar o que é ser jovem e suas problemáticas por meio dos alunos do Curso Técnico em Enfermagem foi a necessidade de ouvi-los criando um espaço na escola que possibilitasse o aflorar de suas falas de modo a liberar seus desejos e ideias sobre si e seus problemas. A pesquisa teve como objetivo geral: analisar o pensamento dos jovens estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do CTBJ por meio da produção de confetos sobre o tema “O que é ser jovem”. Para isso, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Identificar quem são os jovens estudantes do curso Técnico em Enfermagem do CTBJ por eles mesmos; Perceber as principais problemáticas vivenciadas por estes jovens sobre o que é jovem; Identificar outros modos de pensar o ser jovem para além das representações construídas historicamente. No referencial teórico foram utilizados autores como: Adad (2011), Ariès (1986), Levi e Schmitt (1996), Schindler (1996), Abramo (1994), Lapassade (1968), Pais (2003), dentre outros. Essa pesquisa se insere no paradigma qualitativo de investigação utilizando a Sociopoética. A pesquisa ocorreu no CTBJ, no qual formou-se um grupo-pesquisador com 11 alunos do curso Técnico em Enfermagem, sendo 10 mulheres e 1 homem. As técnicas utilizadas para produção dos dados foram: Os Bichos Jovens e Corpo Coletivo Jovem. A pesquisa teve como resultado a produção de confetos heterogêneos sobre o ser jovem expressos em duas linhas do pensamento do grupo-pesquisador. A primeira linha Jeitos de ser jovem problematizou o jovem em bando, o jovem nas relações de ficar e/ou namorar, o jovem com a dimensão do tempo e da liberdade. A segunda linha, As problemáticas dos Alunos sobre Ser Jovem, se apresentou em duas dimensões: Relação dos jovens com os pais e a Relação dos jovens com os estudos. Esse trabalho possibilitou, senão conhecer, pelo menos adentrar em parte do universo pretendido, interferindo diretamente na prática da pesquisadora enquanto professora desta instituição de ensino. Acredita-se também que de algum modo poderá subsidiar a prática de professores que lecionam para os jovens, em especial para aqueles que lidam diretamente com as questões referentes às juventudes.

Externo ao Programa - 423580 - MARIA DALVA MACEDO FERREIRA
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Externo à Instituição - SANDRA HAYDÈE PETIT - UFC
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD