Banca de DEFESA: ADELIA MEIRELES DE DEUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADELIA MEIRELES DE DEUS
DATA: 20/12/2017
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: Formação continuada e os formadores de professores dos anos iniciais: das teorias e das práticas
PALAVRAS-CHAVES: Necessidades formativas. Narrativa. Formadores de professores.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

O contexto da formação de professores, na atualidade, sinaliza que a formação do professor é convidada a se apresentar em um processo que o desenvolvimento humano do professor é emancipatório, e o percurso formativo ancorado nesse princípio tem os objetivos pensados para a construção do sucesso escolar e inclusão, como preceito e comprometimento social. O itinerário formativo do professor requer projetos que trilhem uma trajetória orientada para a transformação dos sujeitos envolvidos num movimento de construir e reconstruir experiências, refletir criticamente sobre preceitos formativos e produzir espaço para uma compreensão da sua própria prática pedagógica. Ao falar em formação de professores, compreendemos a importância de se discutir a formação continuada no sentido de ser um processo que permita ao professor um movimento de agir em busca de um conhecimento que não se apresente como uma simples realização prática de uma teoria qualquer, mas num movimento que necessita de um esforço de reelaboração na expectativa de responder aos dilemas pessoais, sociais e culturais do seu trabalho docente. O presente estudo de doutoramento está vinculado à linha de pesquisa Formação Docente e Prática Educativa, tem como objeto de investigação a questão problema: Quais os aspectos teóricos e práticos que orientam a atuação de formadores de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nessa direção, define como objetivo geral analisar aspectos teóricos e práticos que orientam a atuação de formadores de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alicerçado neste objetivo, desenvolve-se a partir das seguintes questões norteadoras: Quais concepções de formação continuada orientam as práticas desenvolvidas por formadores de professores? Que práticas de formação continuada são desenvolvidas pelos formadores com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Quais as condições de desenvolvimentos da atuação de formadores na formação continuada de professores? Quais necessidades formativas de professores são consideradas pelos formadores de professores para desenvolvimento das ações de formação continuada? Empreende um diálogo teórico com Nóvoa (1995), Imbernón (2010), Garcia (2009), Brito (2006), Mendes Sobrinho (2006), Souza (2006), Josso (2004), Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), entre outros. Utiliza a Narrativa Autobiográfica como princípio metodológico. A metodologia é fundamentada nas narrativas porque oportuniza extrai aspectos objetivos das experiências narradas que desvelam elementos sobre as dimensões teóricas e práticas que orientam a atuação de formadores de professores. Estabelece como instrumento e técnica de produção de dados, respectivamente, o memorial e a entrevista semiestruturada. Tem como interlocutoras quatro formadoras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolve a análise de dados a partir do método de análise de conteúdo das narrativas, proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), mediante o apoio de cinco unidades temáticas: 1) Concepções do formador sobre a formação continuada; 2) Caracterização do desenvolvimento da formação continuada; 3) Formação continuada e necessidades formativas de professores; 4) Condições de desenvolvimento da atuação de formadores na formação continuada de professores; e 5) Formação dos formadores de professores. Os resultados da pesquisa apontam que a formação se respalda na racionalidade técnica, ou seja, aderi à práxis imitativa. Desvela, também, que as formações tem a perspectiva de situações práticas, que não possibilitam a construção de saberes mediante mobilização de conhecimentos teóricos. A proposição da tese se confirmou com o desenvolvimento do estudo, a inserção de formadores de professores em contexto de formação continuada em que a teoria e a prática não sejam consideradas elementos indissociáveis, não possibilita uma reflexão – crítica transformadora sobre sua ação, seu trabalho e as circunstâncias sociais e históricas de sua prática.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI