Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ONEIDE LINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ONEIDE LINO DA SILVA
DATA: 04/12/2017
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Contribuições para a reelaboração das práticas pedagógicas em Ciências Naturais
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Necessidades formativas. Ensino de Ciências Naturais. Aprendizagem Significativa. Práticas Pedagógicas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A pesquisa intitulada: Formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para reelaboração das  práticas pedagógicas em Ciências Naturais. Emerge do problema: Em que aspectos a formação continuada contribui para a reelaboração das práticas pedagógicas dos professores no ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O nosso Objetivo Geral do estudo é investigar os aspectos da formação continuada que contribuem para a relaboração das práticas pedagógicas dos professores no ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente pretendemos: pretendemos: a) descrever a formação continuada e a prática pedagógica de professores para o ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; b) caracterizar as articulações entre a formação continuada e a prática pedagógica dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no ensino de Ciências Naturais; c) identificar as necessidades formativas dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no ensino de Ciências Naturais, e d) desenvolver uma proposta de formação continuada em Ciências Naturais, a fim de contribuir para reelaboração das práticas pedagógicas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objeto de estudo da pesquisa se constitui em: A articulação entre a formação continuada e a prática pedagógica dos professores para o ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Defendemos a seguinte tese: A Formação continuada contribui para a reelaboração das práticas pedagógicas dos professores no ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi desenvolvida com um grupo de 05 (cinco) professoras  de uma escola pública municipal situada em Teresina-PI, em torno de 09 meses, os ciclos de conversas foram  definidos  de acordo com as necessidades formativas apontadas pelos parceiros denominados de Lírio do campo, Rosa,Girassol, Margarida e Violeta, buscando uma relação dialógica entre a formação continuada, ensino de Ciências Naturais e práticas pedagógicas no interior da escola. O corpus de análise que constituiu estudo foi análise do conteúdo proposto por Bardin (1995).Com fundamentação teórica: Carvalho e Gil Pérez (2011), Delizoicov e Angotti (2012), Gatti (2010), Imbernón (2010,  2011); Mendes Sobrinho (2002, 2006, 2008), Nigro e Azevedo(2011) Nóvoa (1992, 1995); Raboni (2002), Sasseron (2013), Salles e Kovaliczn (2007), Schon (1992) e outros, na Trajetória metodológica da pesquisa, apresentamos a caracterização da pesquisa - ação em diálogo com autores como: André (2008); Barbier (2007); Bardin(1995), Carr e Kemmis (1986), Dick (2003), Franco (2005, 2008, 2012), Kemmis e Wilkinson (2002); Thiollent (1986, 2006); Tripp (2005), e outros. O estudo sistemático em Ciências Naturais deve ser uma realidade e um propósito, visto que ainda se percebe muitas atitudes e crenças anticientíficas. Com base na análise dos dados podemos perceber que há uma desarticulação entre formação continuada dos professores doa anos iniciais e necessidades formativas em Ciências Naturais, constituindo uma atividade desafiadora na reelaboração das práticas pedagógicas transformadoras, se faz necessário: adesão de todos os segmentos da escola, de incentivos das políticas de formação de professores, principalmente de ações voltadas para a reflexão crítica e reflexiva dos professores em compreender o ensino de Ciências como uma realidade necessária para a formação de sujeitos críticos e participativos do meio social.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA