Banca de DEFESA: ANA GABRIELA NUNES FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA GABRIELA NUNES FERNANDES
DATA: 13/12/2017
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO: A prática pedagógica na Educação Infantil mediada por conceitos da disciplina Psicologia da Educação: realidade e possibilidade na dialética apropriação e objetivação
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia da Educação. Psicologia Sócio Histórica. Formação Docente. Prática Pedagógica. Apropriação e Objetivação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Psicologia Educacional

Apresenta-se nessa pesquisa a análise sobre a prática pedagógica de duas professoras da Educação Infantil, destacando a mediação dos conceitos da disciplina Psicologia da Educação na constituição das referidas práticas. Propõe-se a seguinte questão de pesquisa: Como vêm acontecendo o processo de objetivação dos conceitos apropriados na disciplina Psicologia da Educação na prática pedagógica de professores da Educação Infantil? Neste estudo, defende-se a tese de que a prática pedagógica do professor da Educação Infantil tem possibilidade de ser mediada pela objetivação dos conceitos da disciplina Psicologia da Educação que foram apropriados nos processos formativos. Essa possibilidade converte-se em realidade quando o professor produz significações e as objetiva, orientando assim o desenvolvimento da práxis.  O objetivo geral proposto é: analisar o processo de objetivação dos conceitos apropriados na disciplina Psicologia da Educação que medeiam a prática pedagógica de professores da Educação Infantil. Para isto, apresenta-se como aporte teórico a Psicologia Sócio-Histórica, destacando categorias como consciência e atividade, sentidos e significados, pois o sujeito se constitui nas relações com o meio, sendo ele síntese dessas múltiplas determinações. A pesquisa segue as orientações do método Materialismo Histórico e Dialético, buscando investigar o objeto em sua totalidade, com base nas categorias apropriação e objetivação, historicidade, mediação, possibilidade e realidade e práxis. A pesquisa foi realizada com duas professoras que atuam em escolas da rede pública municipal de Teresina na Educação Infantil, em que se utilizou como instrumentos entrevistas formativas mediadas pela reflexão sobre as vivências, que nos possibilitaram realizar a síntese dos processos vivenciados pelas professoras em seus movimentos constitutivos, articulados à compreensão da atividade desenvolvida por elas. A análise das entrevistas foi realizada com base nos Núcleos de Significação. Os núcleos constituídos possibilitaram análise dos motivos para escolha e permanência na docência; o movimento de apropriação e objetivação dos conteúdos da Psicologia da Educação e as relações entre formação docente e prática pedagógica constituídas pelas professoras. A análise revelou indicativos de apropriação de conteúdos da disciplina, embora algumas vezes, as professoras não nomeiem esses conceitos de forma direta, revelando, com isso, as contradições presentes na dialética entre objetivação dos conteúdos presentes na prática e o processo formativo. As significações das professoras sobre suas práticas pedagógicas revelam encantamento pela docência, em contradição com a reflexão acerca das condições objetivas de atuação na rede pública e com as situações sociais de desenvolvimento vivenciadas, que possibilitam uma análise mais crítica diante de aspectos políticos e sociais que interferem diretamente no processo ensino aprendizagem e vão constituindo singularmente seus desenvolvimentos profissionais. A discussão acerca das zonas de sentido produzidas pelas professoras possibilitou a confirmação da tese e contribui para a constituição de possibilidades de discussão crítica sobre a unidade formação docente e prática pedagógica, ao revelarem a apropriação das teorias psicológicas, seguindo o ideário pragmatista, o que revela as questões ideológicas presentes no processo formativo que são objetivadas nas ações que constituem a prática pedagógica.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 079.552.668-70 - RAQUEL ANTONIO ALFREDO - PUC - SP