Banca de DEFESA: FABRÍCIA DA SILVA MACHADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIA DA SILVA MACHADO
DATA: 26/06/2018
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: Possibilidades de desenvolvimento de práticas de enfrentamento ao bullying na escola: pesquisa-ação e a formação de valores humanos em contexto de oficina pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: Contextos Formativos. Valores Humanos. Possibilidades. Práticas de enfretamento. bullying.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente estudo parte do pressuposto de que contextos formativos que privilegiam valores humanos possibilitam práticas diferenciadas que enfrentam as situações de bullying. A investigação parte do seguinte problema: Qual a relação entre os contextos formativos que privilegiam valores humanos e as práticas diferenciadas de enfrentamento ao bullying? Tem como objetivo geral: investigar se contextos formativos constituídos por professores do Ensino Fundamental ao privilegiar valores humanos possibilitam práticas diferenciadas de enfrentamento ao bullying. Para orientar este intento foi escolhido o método Materialismo Histórico Dialético que parte da compreensão de que o homem se desenvolve mediante as condições objetivas e subjetivas produzidas sócio-historicamente, levando em consideração o movimento, o desenvolvimento e  a renovação. Assim, constitui-se nas relações sociais e na natureza, por sua vez, faz parte de um processo dialético que ao transformar a natureza também transforma a si mesmo, mediado por instrumentos técnicos e simbólicos, especialmente a linguagem. A Pesquisa-ação foi à modalidade de pesquisa que oportunizou o caráter investigativo e formativo deste trabalho, uma vez que a intenção é desenvolver condições objetivas e subjetivas para que o coletivo investigado refletisse criticamente nos contextos formativos as suas práticas, valores e teorias, tendo em vista a criação de possibilidades de práticas diferenciadas a partir da elevação do nível de consciência crítica. A pesquisa foi realizada com uma graduanda do curso de pedagogia da UFPI e com dois professores que atuam nos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Teresina-PI que possui altos índices violências, entre os anos de 2010 a 2015, registrados nas ocorrências do Pelotão Escolar. Está fundamentado nos estudos de Marx e Engles (2002), Marx (2010; 2013); Vigotski (2010; 2009), Morin (2011), Afanásiev (1968; 1985) entre outros. O processo de produção dos dados se deu por meio do encontro coletivo e da oficina pedagógica. A análise e interpretação dos dados foram subsidiadas pela Análise Crítica do Discurso (ADC) de Ramalho e Resende (2011).  O estudo conclui que os contextos formativos comprometidos com valores humanos perpassam três perspectivas: pragmática, tecnicista e do “pensar bem”, relacionando respectivamente com as práticas utilitárias, punitiva e crítico-social. Compreendemos que as perspectivas pragmática e a tecnicista são as mais predominantes no enfrentamento ao bullying, uma vez que na primeira o professor privilegia atender as necessidades utilitárias, ou seja, aos interesses pessoais em detrimento do social, estabelecendo uma relação harmoniosa entre o professor e o aluno e privilegiando o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente dito. Na segunda, o professor é o instrumentalizador do ensino e elenca valores humanos que garantem o controle e a ordem a fim de garantir o produto do processo de ensino e aprendizagem. Ademais, destacamos que o processo de pesquisa e formação possibilitou aos professores participantes elevarem a consciência crítica a fim de compreender a importância da perspectiva do “pensar bem”, a qual leva em consideração a tomada de decisão coletiva, livre e consciente perante os valores humanos orientadores dos contextos formativos, bem como privilegia aqueles que respaldam as necessidades produzidas historicamente e possibilitam as práticas diferenciadas de enfrentamento ao bullying.

Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO