Banca de DEFESA: SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA
DATA: 08/08/2018
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PROCESSO FORMATIVO: o que pensam as professoras?
PALAVRAS-CHAVES: estágio supervisionado. experiências formativas. narrativas.
ÁREA: Educação

A fertilidade das discussões sobre a formação de professores nos leva a refletir sobre a relevância deste tema, considerando que é um tema em constante evidência e que provoca discussões e reflexões, sobre o estágio supervisionado. O presente estudo parte da seguinte questão problema: Que experiências formativas são tecidas no estágio supervisionado, na formação inicial de professores, no curso de Pedagogia, na perspectiva do aprender a ensinar? A partir deste questionamento, definimos como objetivo geral: Analisar as experiências formativas tecidas no estágio supervisionado, na formação inicial de professores, no curso de Pedagogia, na perspectiva do aprender a ensinar. A partir da questão central do estudo estabelecemos as seguintes questões norteadoras: que princípios teóricos metodológicos orientam o estágio supervisionado no processo formativo do aluno estagiário, no curso de Pedagogia? como se configuram as situações formativas no âmbito do estágio supervisionado na formação inicial, no curso de Pedagogia? o que dizem os professores formadores sobre o aprender a ensinar no estágio supervisionado? A opção em trabalhar com os professores supervisores de estágio supervisionado procurando conhecer sua trajetória formativa e a construção do ser professor de estágio supervisionado, investigando suas vivências e as contribuições para a formação inicial dos futuros professores, buscando compreender o que pensam sobre sua formação e sobre a formação de seus alunos, advém das minhas experiências e vivências enquanto professora de estágio supervisionado e pela necessidade de melhorar minha prática. Acredito que a medida que o processo de formação vai se solidificando, vão também se cristalizando novas habilidades pedagógicas.  Para concretização de nossa pesquisa iremos realizar uma investigação de natureza qualitativa, com ênfase metodológica nas narrativas. Para Richardson (2008) as pesquisas qualitativas podem se caracterizar como a tentativa de compreensão de atuações e comportamentos. Os dados da pesquisa serão obtidos através de instrumentos/técnicas de produção de dados tais como: rodas de conversas e memorial docente da formação profissional do estágio supervisionado. Os dados foram produzidos no primeiro semestre de 2017. A pesquisa teve como cenário o Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC/UEMA, e como interlocutoras quatro professoras de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA.  Acreditamos que as narrativas das professoras formadoras contribuem para reflexão crítica sobre o Estágio Supervisionado ressignificando os processos formativos do curso de Pedagogia do CESC/UEMA. Para construção do aporte teórico e metodológico utilizamos Brito (2015) Freire (1996), Garcia (1999) Gauthier (1998), Isaia e Bolzan (2005, 2006), Formosinho (2009), Grillo (2004), Josso (1988,2004), Nóvoa (1995,1998), Libâneo (2002), Mendes (2007, 2011), Martins (2007) Mendes (2010), Mizukami (1996), Pacheco & Flores (1999), Pereira (1996), Passeggi (2008), Pimenta (2002), Pimenta & Anastasiou (2002), Passeggi & Barbosa (2008), Poirier (1999) Sacristán (1999), Silva (2013), Souza (2008), Tardif (2006), Zabalza (2007, 2014), Zeichner (1992) dentre outros. O trabalho está estruturada em três Capítulos, introdução e conclusão. Na conclusão evidencio os resultados da pesquisa as constatações e contribuições, que o trabalho pode oferecer aos pesquisadores interessados neste tema. Deixo claro a relevância da investigação, bem como as possibilidades de aprofundamento de estudos sobre esta temática.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA