Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO PEREIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO PEREIRA GOMES
DATA: 20/08/2018
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: Prática Docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas
PALAVRAS-CHAVES: Prática docente. Educação Infantil. Criança. Concepções teóricas e metodológicas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo intitulado: Prática Docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas, tem como objetivo geral de analisar a prática docente a partir da concepção de infância, criança e educação infantil, e de forma específica identificar como os professores compreendem infância, criança e educação infantil no desenvolvimento de sua prática docente, caracterizar como a prática docente de professores da educação infantil são operacionalizadas em sala de aula e descrever os desafios inerentes a prática docente de professores da educação infantil. O estudo parte da seguinte questão problema: Quais as concepções teóricas e metodológicas que orientam a prática docente de professores da Educação Infantil? Como aporte teóricos nos referenciamos nas concepções de Ariés (1986), Brito (2003; 2006), Didonet (2001), Kramer (2005), Kurlmann Jr. (2001) Oliveira (2007), Pimenta (1999), Prado e Soligo (2005), Souza (2006), Zabalza (1998), entre outros. O estudo é de abordagem qualitativa orientado pelo método da narrativa, por dar voz as interlocutoras para narrarem sobre sua prática docente na educação infantil. A pesquisa está sendo realizada com seis professoras de três escolas da Rede Municipal de Educação de José de Freitas-PI. Para a construção dos dados optamos pelo memorial da prática, as rodas de conversas e a observação sistemática. Os dados estão sendo produzidos a partir das concepções de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Os achados preliminares nos encaminham no sentido de que as interlocutoras demonstram ter conhecimentos das concepções teóricas e metodológicas que norteiam a sua prática docente e que são embasados na relação teoria e prática imbuídos na reflexão cotidiana do fazer em sala de aula. Encaminham no sentido de considerar a melhoria da estrutura física do espaço escolar bem como a construção de uma Diretriz Curricular para a Educação Infantil no município.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 2389601 - MARIA LEMOS DA COSTA