Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA LAYSE DA ROCHA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA LAYSE DA ROCHA COSTA
DATA: 17/08/2018
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: RETALHOS DO SER JOVEM EM MEIO A HETERONORMATIVIDADE: EXPERIÊNCIAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA
PALAVRAS-CHAVES: Jovens. Heteronormatividade. Escola. Sociopoética.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas

Os jovens em meio a heteronormatividade é o tema gerador desta pesquisa. O objetivo geral é analisar confetos (conceitos + afetos) produzidos por jovens estudantes do CETI Profa. Maria da Conceição Salomé sobre o ser jovem em meio a heteronormatividade. Os objetivos específicos são:  identificar quem são as/os jovens do CETI Profa. Maria da Conceição Salomé ditos por elas/es mesmos; perceber o que estas/es jovens pensam sobre o ser jovem em meio a heteronormatividade; ilustrar os problemas vivenciados por estas/es jovens em meio a heteronormatividade; identificar as estratégias das/os jovens deste espaço escolar frente aos problemas vivenciados em meio a heteronormatividade. A pesquisa utilizou o método da Sociopoética, prática social de construção coletiva do conhecimento, à luz da teoria de Gauthier (1999, 2005, 2012), Adad (2004, 2011, 2014), Petit (2014). A produção de dados da pesquisa ocorreu por meio de oficinas com vivências sociopoéticas a partir de duas técnicas artísticas intituladas – Retalhos do ser jovem em meio a Heteronormatividade e seu desdobramento Estandarte do ser jovem em meio a heteronormatividade. Nessas vivencias foram produzidos dados que mostram a (des)construção de ideias naturalizadas sobre o ser jovem e sua relação com a heteronormatividade, possibilitando, através da criação de confetos, outras formas de pensar esta temática para além do instituído e imposto socialmente.

Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 2155275 - MARIA DOLORES DOS SANTOS VIEIRA