Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA ALVES MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA ALVES MELO
DATA: 10/08/2018
LOCAL: sala de defesa do PPGED
TÍTULO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA EDUCATIVA
PALAVRAS-CHAVES: prática educativa. educação do campo. formação de professores
ÁREA: Educação

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), com ênfase em Ciências da Natureza, vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE) tem a finalidade de formar professores numa perspectiva sólida por meio da articulação dos conhecimentos acadêmicos e saberes da cultura camponesa. Partindo deste princípio, esta pesquisa apresenta o seguinte problema: que mudanças têm se efetivado na prática educativa de professores que trabalham em escolas do campo, a partir da participação dos mesmos no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPI de Teresina? A proposta é analisar mudanças em aspectos da prática educativa de professores que trabalham em escolas do campo após a participação dos mesmos no Curso Licenciatura em Educação do Campo, da UFPI de Teresina. Especificamente, pretende-se: delinear a trajetória de constituição da educação do campo nos contextos nacional e piauiense, com ênfase no histórico do Programa de Apoio à Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO); caracterizar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e suas interfaces com a prática educativa; identificar as concepções e os princípios que orientam a formação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí; descrever a contribuição do Curso de Licenciatura em Educação do Campo para a prática educativa dos professores; identificar aspectos da prática educativa que constituem mudanças decorrentes da participação dos professores na  Licenciatura em Educação do Campo. O campo espacial da pesquisa é o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), vinculado ao Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Os participantes são 05 (cinco) professores de escolas do campo, que atualmente cursam o 7º e o 8º períodos da LEdoC, residentes no município de Timon (MA). A discussão teórica encontra-se fundamentada nos seguintes autores: Caldart (2005, 2011, 2012), Carvalho (2007), Freire (2013, 2014), Freitas (2011), Formosinho (2009), Garcia (1999), Libâneo (2012), Molina (2015), Molina e Freitas (2011), Pérez Gómez (2000), Shiroma et al (2011), Pistrak (2003), Veiga (1995), entre outros. Seu direcionamento metodológico incluiu-se na vertente da pesquisa qualitativa crítica com abordagem etnometodológica, tendo como referencial teórico Carspecken, (2011), Coulon (1995), Gatti (2007), Kincheloe e MacLaren (2006), Mainardes e Marcondes (2011), Minayo (2007) e outros. A produção dos dados emprega as técnicas: questionário, observação simples e análise documental, orientados por Gil (2011) e Richardson (2012) e rodas de conversas, na perspectiva de Freire (2002) e Warschauer (2004). Os dados organizados em eixos categoriais estão sendo analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo sugerida por Bardin (1979). Nossa tese é que a formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo ao trabalhar os conhecimentos acadêmicos (científicos) articulados com os saberes da cultura camponesa, fundamentada em princípios da unidade teoria/prática e reflexão crítica provoca mudanças na prática educativa dos professores de escolas do campo.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo ao Programa - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo à Instituição - Damián Sánchez Sánchez - UFES
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI