Banca de QUALIFICAÇÃO: NEIDE NAIRA PAZ LEMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEIDE NAIRA PAZ LEMOS
DATA: 24/09/2018
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Avaliação da aprendizagem. Prática docente.
ÁREA: Educação

Avaliação da aprendizagem na educação infantil é compreendida como um processo que permeado pela observação, registro e acompanhamento contínuo do desenvolvimento da criança em diferentes momentos das atividades realizadas em sala e no espaço escolar. Partindo dessa compreensão, o  estudo tem como objeto de pesquisa a avaliação da aprendizagem na educação infantil A investigação parte da seguinte questão-problema: Quais fundamentos teóricos e metodológicos orientam a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil? De modo geral, objetiva: analisar os fundamentos teóricos e metodológicos da avaliação da aprendizagem na educação infantil. Para tanto, objetiva de modo específico: Compreender as concepções de professores da educação infantil sobre avaliação da aprendizagem; Descrever práticas avaliativas desenvolvidas por professores de educação infantil e Identificar as funções da avaliação da aprendizagem nas práticas docentes na educação infantil. Nas análises sobre avaliação da aprendizagem e educação infantil o estudo tem como suporte, respectivamente, as contribuições de Hoffman (2009); Godói (2010); Didonet (2014),  entre outros. Em relação a especificidade da avaliação na educação infantil, abordando concepções, princípios e práticas apoia-se em Àries (1981), Ostetto (2012). Contribuíram com as discussões sobre as funções das creches e pré-escolas, sobre as propostas pedagógicas da educação infantil, concepções e princípios sobre criança e infância os seguintes autores: Oliveira (2007); Nunes e Corsino (2012). O estudo foi desenvolvido a partir da pesquisa narrativa, fundamentado em Conelly e Clandinni (2014), Bertaux (ANO), que ressaltam a narrativa como fonte de dados, como método e com potencial formativo. A pesquisa desenvolve-se a partir da utilização das seguintes técnica de produção de dados:  observação sistemática, sob orientação Moreira e Callefe (2008), escrita de diários de aula, segundo propõem Hess (2010) e Zabalza (2004) e entrevista narrativa referenciada por Schutze (2009) e Sousa (2006). Para análise dos dados toma como referência os estudos de Bertaux (2010), que propõe a análise de conteúdo. O estudo tem como cenário dois Centros Municipais de Educação Infantil/CMEIs, de Teresina/Piauí. Envolve como interlocutoras cinco professoras que atuam, em turmas de primeiro e do segundo período da educação infantil.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS CARDOSO DO NASCIMENTO SANTOS - NENHUMA