Banca de QUALIFICAÇÃO: ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO
DATA: 28/09/2018
LOCAL: SALA DE DEFSA DO PPGED
TÍTULO: APRENDIZAGENS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Professor Iniciante. Aprendizagem da Docência. Educação a Distância
ÁREA: Educação

A aprendizagem da docência faz parte do processo de formação permanente na vida do professor. A formação inicial e os primeiros anos da carreira são momentos essenciais para a constituição da base de conhecimentos da docência e, consequentemente, momentos de intensa aprendizagem da profissão. A partir desse contexto, o presente trabalho partiu do seguinte problema de pesquisa: Como as aprendizagens docentes são construídas por professores iniciantes egressos do Curso de Pedagogia a distância da UFPI? Em virtude dessa questão tem como objetivo geral Compreender como as aprendizagens docentes são construídas por professores iniciantes egressos do Curso de Pedagogia a distância da UFPI.    O embasamento teórico da pesquisa pauta-se em Nóvoa (1992), Marcelo Garcia (1992; 1999; 2010), Shulman (2014), Formosinho (2009) e França- Carvalho (2007) que tratam sobre a formação de professores como uma ação contínua, e, nos estudos de Cortelazzo (2009), Cavalcanti (2016), Gouvêa e Oliveira (2006) no que se refere à formação de professores na modalidade a distância. Sobre o início da profissão, trazemos as contribuições de Huberman (2000), Gonçalves (2000), Cavaco (1999), Pádua (2017) dentre outros. Sobre a aprendizagem da docência no início da profissão apoiamo-nos em Day (2001), Demo (2014) Ausubel; Novak; Hanesian (1980), Novak (1981) e Moreira (1999; 2001).  O Design metodológico desta investigação assenta-se na pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001), com abordagem etnometodológica (COULON, 1995; 2017). O lócus da pesquisa são 3 (três) escolas públicas municipais localizadas, cada uma, em Teresina-PI, Demerval Lobão-PI e Curralinhos-PI. Os participantes são três professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia a Distância da UFPI. Os instrumentos de produção dos dados são o questionário, entrevista semi-estruturada e observação participante subsidiada pelo diário de campo. A organização, categorização e análise dos dados pauta-se em Bardin (1977) e na Hermenêutica-Dialética (HABERMAS, 2002). A pesquisa encontra-se em andamento, portanto, os resultados parciais apontam que durante a formação inicial dos participantes a aprendizagem da docência foi limitada, tanto no que se refere ao conhecimento do conteúdo específico do ensino como do conhecimento pedagógico, haja vista a forma superficial como foram trabalhadas as disciplinas e o pouco contato com campo de atuação profissional. Quanto ao início da docência os achados revelam que os participantes estão vivenciando dificuldades, em especial a indisciplina dos alunos, por conta disso modificaram a maneira como entendiam a profissão, levando-os a perceberem-na como difícil. Contudo, mesmo diante dessa questão, eles apontam ser necessário aprender sobre a gestão dos conteúdos, a gestão de sala e a conviver com os pares. No que se refere à aprendizagem da gestão de conteúdos, as análises feitas até o presente momento indicam que está acontecendo de maneira distinta para cada um dos participantes através de processos formativos sistemáticos e no cotidiano escolar.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA