Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA REGINA DE MORAIS CUNHA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA REGINA DE MORAIS CUNHA RODRIGUES
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: O Perfil Formativo dos Professores da Educação Infantil em Teresina: compatibilidade da formação do professor e a exigência da função
PALAVRAS-CHAVES: Política Educacional; Educação Infantil; Valorização Docente; Perfil Formativo.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais

Esta pesquisa objetivou investigar o perfil da formação inicial do professor de Educação Infantil do Município de Teresina, considerando a exigência da LDB 9.394/96 que trata da formação mínima exigida para atuar nesta etapa de Educação Básica, problematizando os elementos de convergências e divergências entre o referido marco legal e o perfil formativo encontrado. O estudo compreendeu o universo de 2.342 docentes que atuavam na rede municipal e privada desse município, em 2017. Considerando as características do objeto de estudo, optou-se por uma pesquisa de abordagem quantitativa, classificada quanto ao objetivo elencado como descritivo-analítica, tendo como fonte os Microdados do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2017 no tocante, especificamente, à formação inicial dos professores que atuam na Educação Infantil, os quais estão disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), em forma de Microdados. A extração destes Microdados e a posterior análise estatística foram realizadas com o auxílio do Programa Statistical Package for the Social Siences (SPSS), utilizando-se das seguintes funções: selecionar casos, agregar, frequência e referência cruzada, as quais possibilitaram a produção de um banco de dados composto pelas variáveis: dependência administrativa, tipo de contratação escolaridade, tipo e situação do curso superior, agências formadoras. A construção das tabelas contou com a utilização do programa Excel.  O embasamento teórico da pesquisa está pautado, especialmente, em Gatti (2004, 2009, 2011), Lima (2016), Barreto (2009), Kramer (2006), Kishimoto (1999, 2002, 2005), Imbernón (2005).  A pesquisa encontra-se em andamento, portanto, os resultados parciais revelam que apesar dos avanços, o perfil de formação dos professores é diversificado, pois, além de existir um significativo número de docentes que possuíam ou estavam com o curso superior em andamento, licenciatura e bacharelado, existe ainda um pequeno percentual de professores com ensino fundamental incompleto e com nível médio (sem magistério), estando em desacordo com a exigência da LDB. No entanto, considerando o percentual de docentes que já possuíam e estavam cursando licenciatura em Pedagogia, pode-se projetar uma melhoria desse perfil formativo a curto ou médio prazo.

Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo à Instituição - MAGNA JOVITA GOMES DE SALES E SILVA - SEMEC-TERESI