Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA
DATA: 21/02/2019
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ÂMBITO DO PNAIC: UNIDADE TEORIA-PRÁTICA NA AUTORIA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada; Professor Alfabetizador; PNAIC; Autoria docente
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O estudo tem como objetivo compreender como a formação continuada do alfabetizador no âmbito do PNAIC favorece a construção da autoria docente na unidade teoria-prática e se insere no contexto das políticas públicas de formação do professor alfabetizador. A partir desse entendimento, a pesquisa busca responder ao seguinte problema: Como a formação continuada do alfabetizador no âmbito do PNAIC favorece a construção da autoria docente na unidade teoria-prática? Defendemos a Tese de que a Formação continuada de alfabetizadores do PNAIC favorece a autoria docente a partir do movimento teoria-prática. Pressupomos que a autoria docente é construída no movimento da sala de aula atrelado aos saberes da formação e as vivências da sala de aula possibilitando ao alfabetizador se apropriar da teoria no desenvolvimento da sua prática. No desenvolvimento da pesquisa, os apontamentos referentes à formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC, estão apoiados nas formulações de autores, tais como: Brito (2006, 2007, 2011), Formosinho (2009), García (1999), Garcia e Zaccur (2008), Nóvoa (1992), Pimenta (2009; 2002), dentre outros. No contexto metodológico do estudo está amparado nas orientações da Abordagem do ciclo de Políticas e a Etnometodologia alicerçada nas formulações de Coulon (1995). Os dados da pesquisa foram produzidos a partir da observação participante e da entrevista narrativa, e analisados conforme a Análise do Discurso Crítica (MAGALHÃES Et all, 2017; RESENDE; RAMALHO, 2017). Os resultados se encaminham no sentido de revelar que a formação continuada do PNAIC favorece a construção da autoria docente na unidade teoria-prática, porém as interlocutoras destacam que no contexto da implementação dessa política pública de formação falta condições de trabalho, bem como um acompanhamento por parte da equipe gestora da escola e das formadoras dos municípios, principalmente no que se refere o planejamento das aulas e das atividades a serem realizadas com os alunos.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA