Banca de DEFESA: SMAEL MAICON DE SOUSA LIMA

DISCENTE: SMAEL MAICON DE SOUSA LIMA
DATA: 25/02/2019
LOCAL: Centro de Ciência da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: Trajetória formativa do Professor de Francês da UFPI: sentidos e significados na perspectiva sócio-histórica
PALAVRAS-CHAVES: Sentidos e Significados. Formação de professores. Professor de francês. Trajetória formativa. Abordagem Sócio-Histórica
ÁREA: Educação

Esta dissertação tem como objetivo geral analisar a trajetória formativa do professor de francês da UFPI numa perspectiva Sócio-Histórica. Partindo dessa teoria, a Sócio-Histórica, problematiza-se o seguinte questionamento: como são construídos os sentidos e significados sobre a trajetória formativa desse professor de francês? A problematização e o objetivo geral desta pesquisa direcionam os objetivos específicos, ei-los: identificar os motivos ligados a suas histórias de vida que os mediaram a tornar-se professor de francês, revelar os motivos sem os aspectos históricos e por fim desvelar os sentidos e significados que os professores de francês constroem sobre a sua formação. Nos aspectos metodológicos escolhemos uma abordagem qualitativa, pois quando se trata de vidas é o tipo de pesquisa mais pertinente segundo André (2005). Para o prosseguimento da metodologia foi escolhido o memorial de formação como instrumento de coleta de dados, pois segundo Prado e Soligo (2005) através da escrita pelos memoriais de formação são possíveis por meio deste memorias dos professores de francês, inferir deles a consciência do que sabem e do que não sabem inclusive aprender o que sabem e a partir daí aprender ainda mais, além de as narrativas mostrarem fatos da realidade. Para tanto, foram escolhidos quatro professores do curso de Letras Francês enquanto interlocutores de pesquisa, que compõem o quadro de professores do curso de Letras-Francês da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o critério de escolha de dois professores ativos e dois inativos foi a fim de fazer uma análise histórica dessa trajetória formativa, e os quatro interlocutores são ligados ao ensino de língua francesa formando graduandos de Letras Português-Francês. A sustentação teórica desta pesquisa fundamenta-se a Psicologia Sócio-Histórica que serve método e categoria de análise tem-se Vygotsky(2001), Leontiev(2004) e demais, bem como para tratar sobre os aspectos teóricos sobre formação de professores apresentam-se: Fazenda (2001), Libâneo (2006), Contreras (2002), Nóvoa (2008) dentre outros, e, para os percursos de análises de dados escolheu-se a sistematização elaborada por Bardin(2009) com a técnica de análise de conteúdo. Constatou-se que os motivos para tornar-se professor de francês estão relacionados aos aspectos de construção histórica, ter professores engajados e qualificados como exemplos, ter vivência com nativos de língua francesa, ter habilidades com língua estrangeira e o francês como língua estrangeira motiva em detrimento de outras por ter maior acesso ao mercado de trabalho. Além disso, constatamos que os sentidos e significados sobre a trajetória formativa do professor de francês dá UFPI respalda-se em desenvolver a consciência docente, só o professor é capaz de ensinar o aluno, ser professor de francês é praticar e estudar todos os dias a língua para melhor formar, e o professor deve estar imbuído de uma didática capaz de tornar possível o ensino aprendizado, o professor deve ser eclético e, sobretudo aprender com seus alunos, ser professor de francês é fazer parte de um grupo mínimo frente às resistências existentes no mercado de trabalho.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA