Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILEUSA DE SOUZA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILEUSA DE SOUZA SANTOS
DATA: 27/06/2019
LOCAL: Sala de defesa do PPGed
TÍTULO: A PRODUÇÃO DE SABERES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Saberes docentes. Desenvolvimento profissional. Prática docente. Educação profissional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo tem como objetivo geral investigar como os saberes docentes, produzidos no processo de desenvolvimento profissional, ressignificam a prática docente do professor da educação profissional e tecnológica (EPT). Especificamente pretendemos: Compreender de que modo são produzidos os saberes docentes mobilizados pelo professor da educação profissional e tecnológica; Caracterizar os contributos da prática reflexiva crítica para o ser professor na educação profissional e tecnológica; Analisar como os processos de desenvolvimento profissional promovem a ressignificação da prática docente na educação profissional e tecnológica. A escolha da temática decorreu das vivências da pesquisadora enquanto profissional da EPT. O referencial teórico está embasado em autores que tratam sobre os saberes docentes como: Gauthier (1998), Tardif (2014), Pimenta (2012), Porlán Ariza (1997); sobre a prática reflexiva crítica são utilizadas as contribuições de Liberali (2012), Zeichner (1993), Giroux (1997), Pérez Gómez (1992); e quanto ao desenvolvimento profissional docente: Garcia (1999), Day (2001), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa narrativa (CLANDININ, CONNELLY, 2015), com adoção do método autobiográfico (NÓVOA; FINGER, 2010), utilizando-se das narrativas como metodologia. O campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e os participantes da pesquisa são sete professores da EPT. Os instrumentos utilizados para produção de dados são rodas de conversa e entrevista narrativa. O tratamento dos dados está sendo realizado através da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Os dados parcialmente analisados apontam que os saberes docentes,mobilizados pelos professores pesquisados, trazem marcas do contexto do mercado de trabalho. Nessa relação entre a experiência trazida do mercado de trabalho e as situações pedagógicas enfrentadas na sala de aula os saberes docentes ganham sentido e validade, fornecendo aos professores segurança e embasamento para uma melhor atuação docente.

Presidente - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES