Banca de DEFESA: SANDRA REGINA DE MORAIS CUNHA RODRIGUES

DISCENTE: SANDRA REGINA DE MORAIS CUNHA RODRIGUES
DATA: 01/07/2019
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: O Perfil Formativo de Professores da Educação Infantil: compatibilidade entre a formação e a exigência da função docente da função
PALAVRAS-CHAVES: Política Educacional; Educação Infantil; Valorização Docente; Perfil Formativo.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais

Esta pesquisa investigou o perfil da formação inicial do professor de Educação Infantil do Município de Teresina, considerando a exigência da LDB 9.394/96 que trata da formação mínima exigida para atuar nesta etapa de Educação Básica, problematizando os elementos de convergências e divergências entre o referido marco legal e o perfil formativo encontrado. O estudo compreendeu o universo de 2.342 docentes que atuavam na rede municipal e privada desse município, em 2017. Considerando as características do objeto de estudo, optou-se por uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, classificada quanto ao objetivo elencado como descritivo-analítica, tendo como fonte os dados do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2017, disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), em forma de Microdados. A extração destes Microdados e a posterior análise estatística foram realizadas com o auxílio do Programa Statistical Package for the Social Siences (SPSS), utilizando-se das seguintes funções: selecionar casos, agregar, frequência e referência cruzada, as quais possibilitaram a produção de um banco de dados composto pelas variáveis: dependência administrativa, tipo de contratação, escolaridade, tipo e situação do curso superior, agências formadoras. A construção das tabelas contou com a utilização do programa Excel. O embasamento teórico da pesquisa está pautado, especialmente, em Gatti (2004, 2009, 2011), Lima (2016), Barreto (2009), Kishimoto (1999, 2002, 2005), Kramer (2006), Kuhlmann Jr (2001). Os resultados revelam que, apesar dos avanços, o perfil de formação dos professores é diversificado, pois boa parte dos professores possuía curso superior, e que um significativo número de docentes tinha nível médio (sem magistério) estando com o curso superior em andamento, alguns possuíam curso Normal Magistério de nível médio e um pequeno percentual de professores com ensino fundamental incompleto. Em relação à área específica da formação inicial dos professores, que atuavam na educação infantil da rede pública e privada em Teresina, constatou-se que quase todos os titulares de turmas da Rede Pública Municipal tinha ou cursava Licenciatura em Pedagogia, em 2017, enquanto que os profissionais que atuavam na rede privada possuíam uma configuração um pouco diferente. Os números revelam que o perfil dos docentes da Rede Pública de Ensino, tanto em relação à formação em nível superior quanto no que se refere à formação adequada para atuar na educação, aproxima-se mais do que estabelece a legislação. Conclui-se que, quantitativamente, ainda falta muito para que o perfil formativo dos professores investigados atenda as exigências da legislação educacional brasileira. No entanto, considerando o percentual de docentes que já possuíam e estavam cursando licenciatura em Pedagogia, pode-se projetar uma melhoria desse perfil formativo a curto ou médio prazo.

.

Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ