Banca de DEFESA: LUCELIA COSTA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCELIA COSTA ARAUJO
DATA: 20/11/2019
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: PRÁXIS CRIADORA MEDIADA POR ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Docência Universitária. Ensino-Pesquisa-Extensão. Práxis.
ÁREA: Educação

O trabalho contempla as ações de ensino, pesquisa e extensão que constituem a docência universitária, favorecendo o alcance da finalidade posta à educação superior, que envolve, entre outros: promover acesso a conhecimentos sobre as problemáticas nacionais e regionais; incentivar a investigação científica para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e criação da cultura, bem como promover a extensão para difundir as conquistas geradas na instituição. Diante disso, propõe a seguinte tese: a docência universitária mediada pelo desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão constitui possibilidade real de ser práxis criadora. O objetivo principal consiste em compreender mediações que constituem possibilidade real da docência universitária ser práxis criadora. O estudo tem como fundamento teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, e os princípios, leis e categorias do Materialismo Histórico-Dialético. Os dados foram produzidos por meio de observação e de entrevista crítico-reflexiva mediada por registros da atividade docente, contemplando etapas que favorecem a descrição, a informação, o confronto e a reconstrução da docência. O contexto de realização do estudo é a Universidade Federal do Piauí, especificamente o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, localizado em Picos-PI. A participante é uma professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc). Os resultados revelam as contradições que emergem entre a forma e o conteúdo das ações desenvolvidas pela professora, destacando que a relação dialética entre ensino, pesquisa e extensão é fortemente mediada pela necessidade de contextualizar a aprendizagem dos discentes, sendo mola propulsora da atividade docente desenvolvida pela participante da pesquisa.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA