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Banca de DEFESA: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA
DATA: 27/11/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO TECNÓLOGO-PROFESSOR, EM INÍCIO DE CARREIRA: SABERES ARTICULADOS À PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Profissional. Iniciação à Docência. Saberes Docentes. Educação Profissional.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO:

A presente pesquisa constitui-se de uma investigação sobre a formação e o desenvolvimento profissional dos tecnólogos-professores em início de carreira na Educação Profissional. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Em termos metodológicos, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, tendo como norte a questão “Como o tecnólogo-professor em início de carreira articula os saberes com a prática docente e constrói o desenvolvimento profissional?”. De modo geral: analisa como o tecnólogo-professor em início de carreira articula os saberes com a prática docente e constrói o seu desenvolvimento profissional.   Especificamente buscamos: a) Identificar os saberes utilizados pelo tecnólogo-professor para mobilizar a prática docente; b) Caracterizar os saberes articulados às experiências formativas com a prática docente e c) Compreender o processo de construção do desenvolvimento profissional do tecnólogo-professor. Para ser desenvolvida contou com a colaboração de tecnólogos-professores que atuam nos cursos Técnicos e/ou Superiores de Tecnologia em campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), junto aos quais, para a coleta dos dados, foi aplicada a técnica do grupo focal. Os dados empíricos estão organizados em categorias, e a interpretação das informações produzidas tem como base teórica a Análise de Discurso, na perspectiva da corrente francesa e em estudiosos da educação pesquisadores dessa temática. Os resultados apontam que a relação com os pares mais experientes e com os alunos são os principais elementos articuladores dos saberes necessários à organização da prática, à consolidação da aprendizagem da docência e do desenvolvimento profissional dos tecnólogos-professores iniciantes. Ainda assim, entendem que a formação pedagógica é um saber necessário para fundamentar sua prática e minorar as dificuldades do início na carreira. Concluímos que há necessidade de sistematização de ações institucionais aos professores iniciantes, como: acompanhamento e apoio da coordenação pedagógica e estreitamento das relações institucionais entre departamentos e coordenações. Enfim, que muito ainda precisa ser feito para repensar a escola e a formação de professores a fim de garantir a aprendizagem do aluno.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Notícia cadastrada em: 05/11/2019 18:42
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