Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA LIMA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA LIMA MONTEIRO
DATA: 12/03/2020
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL NA PRÁTICA DE PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA: NARRATIVAS DE PROFESSORAS
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial. Prática Docente. Início de Carreira. Aprendizagem Docente
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

Esta pesquisa de doutorado tem como objeto de estudo as implicações da formação inicial na prática de professores em início de carreira. Compreende que a iniciação ao ensino é uma fase específica e necessita tanto de uma formação sólida quanto ações sistemáticas e direcionadas das instâncias formadoras- Universidade e Escola-, o que implica a consolidação de conhecimentos, saberes, competências, e aprendizagens imprescindíveis e essenciais para tornar-se professor. Diante disso, apresento a seguinte tese: os elementos constitutivos da formação inicial contribuem para a prática das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no início de carreira docente. Evidencio assim, o principal objetivo compreender as implicações da formação inicial na prática de professoras em início de carreira, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa tem como fundamento a perspectiva Etnometodológica entendida como a teoria do social que se preocupa com as atividades e estratégias desenvolvidas pelas professoras no seu processo educativo. Para compreensão do cotidiano das professoras e da linguagem comum que estabelecem com o outro e com o contexto foi trabalhado os conceitos-chave da Etnometodologia - a noção de membro e a indicialidade-, em vista da inserção e envolvimento no cotidiano das escolas, especialmente da sala de aula das professoras. Para operacionalização desses conceitos foi utilizado os procedimentos da observação participante, entrevista narrativa e diário de campo. Desenvolvi a investigação em três escolas da Rede Municipal de Teresina, do qual se disponibilizaram a participar quatro professoras egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, campus Teresina, estando em início de carreira e demarcado pelo período de um a cinco anos. Os dados apontam inicialmente que as professoras recorrem constantemente a formação inicial para subsidiar sua prática, embora no desenvolvimento do seu ofício surgem situações que no processo de formação inicial foram trabalhadas, exclusivamente, no âmbito da teoria, emergindo assim, certas lacunas e dificuldades vividas por elas no cotidiano da prática docente.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO