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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE MARCELO COSTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE MARCELO COSTA DOS SANTOS
DATA: 26/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: on line
TÍTULO: Memórias em Correntezas Poéticas: Ser e tornar-se professor/a nas travessias de Ilha Grande do Piauí (1970-1996)
PALAVRAS-CHAVES: Ilha Grande do Piauí. Memória Coletiva. Prática Educativa. Processos Formativos. Transformação.
PÁGINAS: 264
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

O presente estudo tem como objeto de análise a prática educativa de professores ribeirinhos
como processo de transformação de aspectos da realidade dos moradores das comunidades de
Ilha Grande do Piauí, no Delta do Rio Parnaíba, no período de 1970 a 1996, numa relação de
proposição entre poesia, teoria e empiria. O problema investigado na pesquisa foi: De que
forma a prática educativa dos professores de Ilha Grande do Piauí se constituiu como
processo de transformação da realidade dos moradores ribeirinhos?, sendo o objetivo geral,
interpretar a prática educativa desses professores como processo que contribuiu para a
trasformação da realidade de habitantes de comunidades do Delta do Parnaíba, na abrangência
de Ilha Grande do Piauí. Especificamente, buscamos: Discutir aspectos de História da
Educação do Brasil e do Piauí, relacionando-os com o processo formativo e a prática
educativa dos professores de Ilha Grande do Piauí, a partir da análise de memória coletiva;
Analisar de que forma essa prática contribuiu para a transformação da realidade dos
moradores em comunidades deltáicas; Caracterizar a prática educativa dos professores
ilhagrandenses, considerando o período de 1970 a 1996; e Descrever como eram os espaços
destinados ao ensino e aprendizagem em Ilha Grande do Piauí. Defendemos a tese de que a
prática educativa dos professores ribeirinhos, na relação entre processos formativos e fazeres
docentes, contribuiu para a transformação de aspectos da realidade dos moradores de Ilha
Grande do Piauí, oportunizando escolarização, cidadania e possibilidade de melhoria da
qualidade de vida nesse território. A presente tese se desenvolveu mediante uma pesquisa de
natureza qualitativa, no campo da História da Educação, com enfoque no Piauí, contemplando
estudos de História Cultural, mediante aproximações com a metodologia de História Oral,
tendo como participantes/colaboradores onze professores de Ilha Grande do Piauí e uma
professora de Parnaíba-PI. Os instrumentos de coleta de dados foram os relatos produzidos
pelos participantes, colhidos mediante o desenvolvimento da técnica de entrevista
semiestruturada e análise de fontes iconográficas. A base teórica contemplou, dentre outros:
nos construtos sobre pesquisa em História Cultural e Memória, estudos de Chartier (1990) e
Halbwachs (2006); no campo da História do Brasil e do Piauí, postulados de Aranha (2006),
Brito (1996), Ferro (2010; 1996) e Vilella (2008; 2000); no âmbito da História Oral, Mehy
(1998); na esfera sobre formação docente e prática educativa, aportes de Franco (2016; 2015),
Freire (1999; 1996), Nóvoa (1992; 1987), Pimenta (2005) e Zabala (1998). A pesquisa
apontou a ratificação da tese e mostrou que a prática educativa desenvolvida pelos professores
ribeirinhos trasnformou aspectos da vida dos moradores de Ilha Grande do Piauí, já que os
inseriu em processos de escolarização, oportunizando-lhes conquista de cidadania e
possibilidades de ascenção social e crescimento profissional ao longo de gerações.
PALAVRAS-CHAVE: Ilha Grande do Piauí. Memória Coletiva. Prática Educativa.
Processos Formativos. Transformação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo ao Programa - 2367712 - FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Externo à Instituição - RENATA CRISTINA DA CUNHA - IFPI
Notícia cadastrada em: 15/06/2020 11:34
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