Banca de DEFESA: AIRAN CELINA SEPÚLVEDA DOS SANTOS ROCHA DE ABREU

DISCENTE: AIRAN CELINA SEPÚLVEDA DOS SANTOS ROCHA DE ABREU
DATA: 27/07/2020
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: Prática docente na educação infantil em classes multisseriadas: experiências/resistências no Campo no município de Altos/PI
PALAVRAS-CHAVES: Prática docente. Educação do Campo. Educação Infantil do Campo. Classe multisseriada.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

Este estudo sobre a prática docente de professores da Educação Infantil em classes multisseriadas no Campo, apresenta-se na modalidade de uma abordagem etnográfica, objetivando analisar como se desenvolve a prática docente dos professores da Educação Infantil em classes multisseriadas no contexto do Campo no município de Altos (PI). A partir do problema: como se desenvolve a prática docente dos professores da Educação Infantil em classes multisseriadas no Campo, no município de Altos (PI)?  A relevância deste estudo consiste em produzir novos conhecimentos e convocar o meio educacional e a sociedade, quanto à necessidade de pesquisas, visto que ainda são incipientes os estudos sobre essa temática, além de ser uma investigação pioneira nesse município. As interlocutoras do estudo são quatro professoras que ministram aula na Educação Infantil em classes multisseriadas em uma escola da rede municipal de ensino de Altos (PI), localizada no Campo. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção dos dados são: observação participante, com diário de campo e a entrevista narrativa. Os aportes teóricos e metodológicos estão organizados a partir das categorias, dentre outros: Educação Infantil e Infância, Oliveira (2007, 2012); Prática Docente, Franco (2012); Educação do Campo e Educação Infantil do Campo, Caldart (2003); Pesquisa Etnográfica, Angrosino (2009), Lüdke e André (1986); Análise do Discurso, Fairclough (2008, 2012) e documentos oficiais. Os dados empíricos obtidos a partir dos discursos das interlocutoras foram organizados e analisados conforme as orientações de Fairclough (2008, 2012), permitem, entre outras conclusões, afirmar-se que há a necessidade de proposta educativa articulada ao contexto sócio histórico e cultural das crianças da Educação Infantil do Campo. Como também, sugerir propostas de orientação docente mais consistentes e direcionadas para os professores que trabalham em classes multisseriadas no Campo.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - BERNADETE DE SOUZA PORTO - UFC