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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA CRISTIANE ELOI SILVA ATAIDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA CRISTIANE ELOI SILVA ATAIDE
DATA: 14/07/2020
HORA: 09:00
LOCAL: WEB CONFERENCIA
TÍTULO: A APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAs: UM ESTUDO SOBRE O USO DE APLICATIVOS NA PRÁTICA DE ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial de Professores. TDIC. Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK). (Net)etnometodologia.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

 

A tecnologia e os benefícios advindos dos seus recursos estão em todos os lugares. Na escola, as tecnologias e os recursos digitais passam a integrar obrigatoriamente ao ensino, com a chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com o novo documento o professor é desafiado a pensar atividades que levem a interação multimidiática. Este contexto, aliado aos estudoss realizado no interior do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), instigaram a  resposta pelo   problema de pesquisa:  como os licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza mobilizam o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo quando utilizam tecnologias digitais quando ensinam conteúdos nas aulas de Ciências? Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Piauí (UFPI)  esta pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo na formação inicial de professores de Ciências utilizando aplicativos móveis na prática de ensino.  Especificamente......Os referenciais teóricos que a orientaram no que tange a formação de professores foram tem como aporte Shulman (1986, 1987, 2014); Schön (1992); França-Carvalho (2007); Pimenta (2008); Tardif (2014); Darling-Hammond (2014); entre outros.  Para fundamentar as tecnologias no ensino recorremos leituras em autores como: Papert (1980, 2008); Kenski (2008, 2010); Lévy (2014); Stumpenhorst (2018). Para aprofundar as discussões sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, dialogamos com os autores: Koehler e Mishra (2006, 2009); Coutinho (2011); Lang e González (2014). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso pesquisa-ação, netnográfica de Kozinets (2014) e para atender a parte da investigação que ocorrerá em ambiente virtual (net)etnometodológica de Polivanov (2013). Participaram da pesquisa os Licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, bolsistas do Programa Residência Pedagógica. A análise dos dados da pesquisa é apresentada do ponto de vista da hermenêutica de Minayo (2002) e de Habermas (2012, 2014). Os resultados da pesquisa poderão ampliar as discussões sobre a temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 127.697.893-68 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFC
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UECE
Externo à Instituição - ALAIDE PEREIRA JAPECANGA AREDES - UNEMAT
Notícia cadastrada em: 28/07/2020 09:54
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