Banca de DEFESA: ILEANA CARDOSO DA SILVA CALASSO

DISCENTE: ILEANA CARDOSO DA SILVA CALASSO
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Defesa Remota
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições das práticas de leitura e escrita em Ciências Naturais
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Alfabetização científica. Anos iniciais. Ensino de Ciências Naturais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

É notória a importância da leitura e da escrita no processo de desenvolvimento do ser humano em diferentes contextos sociais e épocas. Também é significativo que as crianças vivenciem o processo de alfabetização científica, por ser direito e estar relacionado com as necessidades mais básicas do ser humano, tais como: saúde, alimentação, ambiente, habitação, saneamento e tecnologia. Uma pessoa com conhecimentos mínimos sobre estes assuntos pode tomar suas decisões de forma consciente, mudando seus hábitos e preservando a sua saúde. Assim, o presente trabalho tem como problema de pesquisa: Quais as contribuições das práticas de leitura e escrita em Ciências Naturais para o processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral desta pesquisa é investigar as contribuições das práticas de leitura e da escrita em Ciências Naturais para o processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São objetivos específicos: a) contextualizar o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) conhecer as práticas de leitura e escrita em Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino Fundamental; c) identificar funções da leitura e da escrita em Ciências Naturais no processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e d) compreender como ocorre o processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A discussão dos aspectos teóricos desta pesquisa está embasada em autores como Soares (2003), Fourez (1994), Hurd (1998) e Lorenzetti (2001), que definem Alfabetização Científica como a capacidade de o indivíduo ler, compreender e expressar opiniões sobre assuntos que envolvam a Ciência. Os aspectos metodológicos foram elaborados com base em autores como Triviños (1992), Silva e Meneses (2001) e Ludke e André (1986). A pesquisa é caracterizada como qualitativa narrativa e foi utilizado o memorial de práticas pedagógicas como instrumento para produção de dados. Os interlocutores da pesquisa são cinco professores Licenciados em Pedagogia, com mais de três anos de experiência e que ministram aulas de Ciências Naturais em escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Teresina. Após a coleta de dados, elencamos as categorias de análise: ensino de Ciências Naturais, leitura e escrita em Ciências Naturais e Alfabetização Científica. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, de Bardin (2016). Os resultados apresentados e discutidos indicam que o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental nas escolas pesquisadas ainda é secundarizado, refletindo no processo de alfabetização científica dos alunos.  As contribuições da prática de leitura e escrita em Ciências Naturais para o processo de alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental são: leituras compartilhadas, leitura de textos com conteúdos de Ciências para destacar componentes gramaticais e, no tocante à escrita, está voltada para a resolução dos questionamentos contidos em formulários do livro didático. O presente trabalho mostra-se relevante por evidenciar os anseios dos interlocutores no tocante ao ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, os resultados obtidos com este estudo mostram que existe ainda muito a ser discutido a respeito do processo de alfabetização científica e também sobre a matriz curricular que rege a educação básica na rede municipal de Teresina - PI.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO