Banca de DEFESA: HELENA DO CARMO MORAES DE SOUZA

DISCENTE: HELENA DO CARMO MORAES DE SOUZA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: sala virtual rnp
TÍTULO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – (BNCC) NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TERESINA
PALAVRAS-CHAVES: Saberes docentes. BNCC. Formador de Professores. Coordenador pedagógico
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

No contexto das inovações curriculares contemporâneas, destaca-se a aprovação, em 2017, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atender a demanda de apropriação das proposições da BNCC pelos sistemas de ensino, o Ministério da Educação propôs uma formação continuada de professores denominada   de “chão da escola”. No Piauí, esta formação ocorre primeiramente pela formação dos coordenadores pedagógicos, que serão seus multiplicadores na escola. Considerando a relevância desse profissional, estudos realizados no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional do NIPEEPP, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí surgiu o seguinte problema da pesquisa:  como  ocorre o processo de formação professores formadores para implementação da BNCC no ensino Fundamental nas escolas públicas de Teresina? O presente estudo teve como objetivo geral compreender o processo de formação dos formadores dos professores diante da implementação da BNCC.  Especificamente objetivamos caracterizar as particularidades do processo de formação dos professores formadores  da rede estadual de educação para implementação da BNCC; identificar os saberes docentes que entrelaçam na formação dos formadores de professores no contexto de aprendizagem da BNCC e, por fim, delinear o perfil dos formadores de professores. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza abordagem qualitativa (MINAYO, 2007), de caráter etnometodológico  (Coulon, 2005). O aporte teórico se respalda na teoria crítica, enfatizando os aspectos   epistemológicos da formação de professores (Zeichner 1993; Nóvoa,1995; Pimenta, 1997; Garcia,1999; Schön, 2000; Perrenoud, 2001; Pelissari, 2007,Carvalho, 2007,  Formosinho, 2009; Contreras,2012; Melo, 2014; Tardif, 2014,  dentre outros. Os participantes foram seis professores formadores que participaram do curso de formação.   As técnicas de produção dos dados são o questionário, entrevista semiestruturada e a observação participante subsidiada pelo diário de campo. A análise dos dados foi subsidiada em Bardin (2011). Os resultados evidenciam que o formador de professores, ou seja, o coordenador pedagógico, é um profissional consciente de sua função, um potente mediador de conhecimentos, mas que vivenciam desvio de função na escola e condições de trabalho adversas que interferem  no processo reflexivo da ação pedagógica e formativa.  O processo de formação de professores formadores da rede estadual de educação para implementação da BNCC têm se constituído em enorme desafio, seja para superação da superficialidade como os conteúdos são tratados, seja pelas condições de trabalho e formativas dos sujeitos.  Apesar destas fragilidades suscitou aquisição de saberes, o desenvolvimento da consciência da necessidade de apropriação da BNCC, da revisão de seu papel, provocando diálogos críticos sobre a prática docente e se apresentando como mediador na promoção mudanças na prática do formador de professores e de seu desenvolvimento profissional. Portanto,  este estudo  reflete sobre  a formação continuada de professores sob o olhar de quem realiza a formação, ou seja, o professor formador ou o coordenador pedagógico. E, ao enfatizar sua identidade, a forma como adquire e elabora seus saberes, os limites e as dificuldades que enfrentam no seu cotiando na escola,  favorece a ampliação do conhecimento acerca deste profissional, considerando seu investimento pessoal, suas condições de trabalho e a epistemologia da escola.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 127.697.893-68 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFC