Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA MARIA GOMES DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA MARIA GOMES DE ALENCAR
DATA: 10/08/2020
LOCAL: Ambiente remoto
TÍTULO: Caminhos de aprendizagens docentes no ensino superior: histórias narradas por professores no início da carreira
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem docente. Início da carreira. Ensino Superior. Prática docente.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A aprendizagem docente é um processo construído no percurso profissional dos professores, em diferentes espaços e tempos, a partir de diferentes fontes, sendo o início da carreira um importante momento de construção de aprendizagens docentes. É uma etapa em que os professores refletem continuamente, fazem autoquestionamentos, adquirem saberes necessários para ensinar, são desafiados, convivem com um misto de sentimentos e, por vezes, a iniciação à carreira se apresenta como uma etapa intensa. Considerando essa realidade, esse estudo parte do seguinte problema de pesquisa: que aprendizagens docentes, professores do ensino superior, em início de carreira, constroem face ao desenvolvimento da prática docente? O estudo tem como objetivo geral analisar que aprendizagens docentes, professores em início de carreira no ensino superior, constroem face ao desenvolvimento da prática docente. Sobre aprendizagem docente, o estudo fundamenta-se, entre outros, nos seguintes autores: Mizukami (2002), Furlanetto (2009), Garcia (1999), Tancredi (2009). Em relação à docência no ensino superior apoia-se, especialmente, nas contribuições de Almeida (2012), Pryjma e Oliveira (2016), Gaeta e Masetto (2013), Bolzan e Isaia (2006), Pimenta e Anastasiou (2014). As reflexões sobre início da carreira têm como suporte os estudos de Garcia (1999), silva (1997), Huberman (2000). Esse estudo adota a abordagem (auto)biográfica (JOSSO, 2004), com a utilização da entrevista narrativa e do memorial de formação como dispositivos de produção de narrativas. Colaboraram com a pesquisa seis professores efetivos de instituições públicas de Ensino Superior, com até cinco anos de exercício docente nessa etapa de ensino. Foi possível confirmar a tese de que os professores em início de carreira no ensino superior constroem aprendizagens docentes nas experiências profissionais, a partir da reflexão sobre o vivido, sobre suas ações e concepções, sobre suas identidades, colaborando assim para o desenvolvimento da prática docente. Quanto às aprendizagens construídas pelos colaboradores da pesquisa, foram evidenciadas aprendizagens relativas ao planejamento das disciplinas e das aulas, a postura em sala de aula, ao conteúdo e a forma de ensinar os conteúdos das disciplinas que ministram, mas, acima de tudo, o corpus das narrativas mostra que uma parte do que os colaboradores relatam terem aprendido se apresenta mais como teorias pessoais de ação, que são as constatações que chegam a partir do conhecimento que possuem, das concepções que trazem e que são confirmadas e/ou reformuladas, do que experienciam, do que refletem e que tem muito a ver com suas identidades e trajetórias, pessoal e profissional. Os colaboradores da pesquisa evidenciaram características e aspectos da aprendizagem docente em início de carreira, tais como: é um processo pessoal, subjetivo e permeado de subjetivações; os professores iniciantes trazem consigo, a partir de suas experiências enquanto estudantes ao longo da vida, imagens simbólicas do que é ensino e do que é aprendizagem, do que é ser professor e do que é ser aluno, as quais se constituem parâmetros para a aprendizagem docente que se consolida no início da carreira no ensino superior; o professor iniciante aprende mediante os desafios que enfrenta, porque estes permitem a consolidação de estruturas mais complexas e firmes de aprendizagem.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL