Banca de DEFESA: SIMONE DE JESUS SENA DA SILVA SOUSA

DISCENTE: SIMONE DE JESUS SENA DA SILVA SOUSA
DATA: 18/08/2020
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: Pedagogia intermulticultural e a prática pedagógica das/os pedagogas/os nos anos iniciais do Ensino Fundamental: experiência colaborativa
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia Intermulticultural. Prática pedagógica. Experiência colaborativa. Diálogo intercultural.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

O estudo desenvolvido na modalidade de pesquisa-ação de abordagem colaborativa tem como problema da pesquisa: Como a pedagogia intermulticultural interage com as práticas pedagógicas dos (as) professores (as) pedagogos (as) nos anos iniciais do Ensino Fundamental?  O objetivo geral é investigar as interações da pedagogia intermulticultural com as práticas pedagógicas dos professores pedagogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As discussões teóricas conceituais se pautam nas contribuições de Candau (2008, 2009, 2010, 2016), Odina (2003, 2004), Pieroni, Fermino e Caliman (2014) entre outros. A abordagem metodológica é a pesquisa-ação de abordagem colaborativa, guiada por Pimenta (2005), no qual fizemos uso dos dispositivos: encontro de participação, sessões reflexivas e a observação participante. A análise das observações e dos diálogos manifestados nas sessões reflexivas se desenvolveram baseados na técnica de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). A pesquisa teve como campo empírico uma escola municipal de ensino da rede pública de Teresina (PI), com a participação de seis professores pedagogos. A pesquisa é relevante diante do contexto histórico, que se caracteriza pela diversidade cultural e diferenças culturais, exigindo atenção dos profissionais da educação para a pedagogia crítica, reflexiva e inclusiva, questionadora, que se referencie nas concepções intermulticulturais de educação, sociedade e formação humana. Os resultados obtidos evidenciaram que as interações da pedagogia intermulticultural são manifestadas com as práticas pedagógicas por meio de ações, posturas, comportamentos, atuação, valores, relações e interações, princípios culturais, diálogos, habilidades, competências, planejamentos, formações, reflexões, compromisso e responsabilidade enquanto profissional e pessoa sociocultural. Nessa perspectiva, compreendemos que a diversidade cultural e as diferenças culturais se apresentam nos espaços escolares, uma vez que  os personagens que constituem o espaço escolar são pessoas com  singularidades e especificidades diversas, as turmas são heterogêneas com níveis de aprendizagens diferentes, requerendo o desenvolvimento de metodologias diferentes e/ou diferenciadas,  contextualizada com sua realidade, para a consolidação de aprendizagem adequada e significativa, visto que os alunos trazem para o interior da sala de aula traços culturais de origem da família e/ou comunidade e ao ser inseridos na escola descobrem a existência da cultura escolar. Oferecer conhecimento sobre as interações da pedagogia intermulticultural agregadas às práticas pedagógicas é um desafio para o sistema educativo, instituição escolar e para o professor/pedagogo, contudo, gera a expansão, o reconhecimento, a valorização e a aceitação à diversidade cultural e as diferenças culturais, presente no espaço escolar.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - EMÍLIA FREITAS DE LIMA - UFSCAR