Banca de QUALIFICAÇÃO: NÁLDIA PAULA COSTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NÁLDIA PAULA COSTA DOS SANTOS
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Defesa Remota
TÍTULO: Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática que atuam na Educação Básica: contributos para a prática docente
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Profissional. Professores de Matemática. Prática Docente. Educação Básica.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O estudo considera a relevância do processo de desenvolvimento profissional docente em Matemática. O que remete para o seguinte problema de pesquisa: Quais os determinantes do desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na educação básica, como contributo para a prática docente? O presente estudo tem como objetivo geral investigar os determinantes do desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na Educação Básica como contributo para a prática docente. São os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o perfil dos professores de Matemática da Educação Básica colaboradores da pesquisa; b) Caracterizar os processos formativos  dos professores de Matemática que atuam na Educação Básica em suas relações com o desenvolvimento profissional; c) Identificar fatores que impulsionam os professores de Matemática da Educação Básica a investir no desenvolvimento profissional; d) Compreender como a prática docente de professores de Matemática que atuam na Educação básica favorece investimentos no desenvolvimento profissional. Diante das experiências e vivências que nos envolveram na dinâmica da docência na área de Matemática, norteamos os percursos desta pesquisa. Evidenciamos que o desenvolvimento profissional de docentes em Matemática, está interligado com a prática docente. A construção do referencial teórico tem fundamentação em D’ambrosio (1998), Day (1999), Imbernón (2005), Marcelo García (1999), Ponte e Serrazina (1998), Sacristan (1995), Nóvoa (2002) - em estudos voltados ao desenvolvimento profissional. Do mesmo modo, Fiorentini (2010); Gil-Pérez (1999); Nóvoa (1999); Gauthier, Tardif e Leassard (2001); Nacarato (2005) - em abordagens acerca do processo formativo. Como também em Souza (2009), Franco (2012), Fiorentini e Crecci (2013), Lorenzato (2006) e Huberman (1995) - sobre a prática docente. A pesquisa é de abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as cartas pedagógicas, a entrevista narrativa, além de questionário misto. Os colaboradores do estudo são seis professores de Matemática que atuam na Educação Básica em escolas da Rede Estadual de Ensino, lotados na jurisdição da Vigésima Diretoria de Educação. Com o propósito de compreendermos o processo de desenvolvimento profissional desses professores na área de Matemática na Educação Básica, utilizamos os resultados a partir dos instrumentos em que foram interpretados e analisados diante do que é preconizado por Bardin (2006), em categorias de análise. O entendimento construído, a partir das contribuições apresentadas pelos colaboradores em cada etapa das análises, nos remeteu a compreensões de que o desenvolvimento profissional docente em Matemática, se constitui em contributos com a prática docente em diferentes contextos no processo de aprendizagem Matemática. Os resultados parciais preconizados até o presente momento revelam a compreensão de que o professor se desenvolve profissionalmente mediante o acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno, assim se compreende como elementos que constituem o desenvolvimento profissional de professores de Matemática, no espaço indefinido de inúmeras possibilidades, de confrontos e análises de representações do conhecimento.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA