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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELSON SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELSON SILVA SOUSA
DATA: 21/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência - Google Meet
TÍTULO: AS PRATICAS EDUCATIVAS NA CASA FAMILIAR RURAL “VIVENDO A ESPERANÇA” EM SÃO JOÃO DO SÓTER - MA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Prática Educativa. Pedagogia da Alternância. Educação Popular.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO:

Ao longo da história do Brasil os governos trataram a oferta de educação aos povos do campo como uma pauta secundária. A Educação Rural tornou-se a proposta educativa oficial, centrada no ensino de conteúdos desconectados da realidade camponesa. A partir da década de 1990, os movimentos sociais assumiram o desafio de lutar por outro projeto de educação, associado a um projeto de sociedade mais justo, democrático e popular, em que o trabalhador é sujeito desse processo e não o objeto. A partir das experiências da Educação Popular, os movimentos sociais passaram a questionar o modelo de educação que tinha como interesse a adaptação e o ajustamento social das camadas populares, buscando construir um projeto de educação voltado à valorização da identidade e do modo de vida dos camponeses, assim como, se articule ao projeto de desenvolvimento do campo ancorado nas experiências da agricultura camponesa. Neste caso, a Educação do Campo foi forjada a partir do acúmulo político, teórico e metodológico obtido pelos movimentos sociais a partir das experiências de educação popular. Dentro desse movimento de constituição de um projeto de educação voltado à realidade sócio-histórica e cultural dos povos do campo, a Pedagogia da Alternância tem se afirmado como uma alternativa pedagógica relevante na formação dos jovens do campo, medida em que trabalha com uma metodologia que estabelece uma mediação entre educação e trabalho, conhecimentos científicos e saberes populares, integrando espaços e tempos de aprendizagem, voltando-se para o desenvolvimento local e a formação do educando em todas as suas dimensões. A partir dessas reflexões, temos como problema de pesquisa: quais os possíveis diálogos construídos entre a Pedagogia da Alternância e Educação Popular nas práticas educativas da Casa Familiar Rural de São João do Sóter – MA? A pesquisa tem como objetivo: investigar os possíveis diálogos construídos entre a Pedagogia da Alternância e Educação Popular nas práticas educativas da Casa Familiar Rural de São João do Sóter-Ma. Para fundamentação das discussões dialogamos com: Estevam (2001; 2003); Caliari (2002); Zamberlan (2003); Gimonet (2007); Jesus (2011) sobre a Pedagogia da Alternância e seus instrumentos pedagógicos; Paludo (1999; 2005); Brandão (2002); Freire (2005) na área da Educação Popular; e Arroyo, Caldart e Molina (2011) e Caldart (2011) que discutem sobre a Educação do Campo. Os resultados deste estudo irão oferecer uma visão sobre as práticas educativas na Casa Familiar Rural “Vivendo a Esperança”, contribuindo para construção de discussão crítica acerca das problemáticas encontradas e apresentando as contribuições dos diálogos fornecidos pelas Pedagogia da Alternância e a Educação Popular para melhoria da qualidade das aprendizagens, da formação dos jovens e o desenvolvimento do meio. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo à Instituição - LOURDES HELENA DA SILVA - UFV
Externo à Instituição - LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE - UEFS
Notícia cadastrada em: 09/10/2020 14:00
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