Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA NUNES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA NUNES DOS SANTOS
DATA: 28/10/2020
LOCAL: sala de defesa
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOPOÉTICA COMO METODOLOGIA SENSÍVEL E INOVADORA NA CONVIVÊNCIA ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Metodologia inovadora. Sociopética. Convivência escolar.
ÁREA: Educação

RESUMO

O presente trabalho trata de como a formação docente em Sociopoética, enquanto abordagem metodológica sensível e inovadora, pode afetar os(as) professores(as) da Rede Pública Municipal de São Félix do Piauí - PI /BR a pensar, problematizar e potencializar outros modos de convivência nas escolas tendo em vista as microviolências presentes neste espaço educativo. Esta formação se justifica especialmente porque a sociopoética com as práticas educativas pautadas nos princípios de pesquisar, ensinar e aprender coletivamente, com o corpo todo, com a valorização das culturas de grupos silenciados e de resistências, com dispositivos artísticos, com responsabilidade ética, política, noética e espiritual estabelece uma diferença primordial nos processos educativos, pois descondiciona a percepção arraigada e constrói modos de pensar longe dos habituais modos de existir naturalizados e reproduzidos em nosso fazer pedagógico, especialmente os (pre)conceitos arraigados sobre o outro, o diferente. O objetivo geral é analisar as contribuições do curso de formação docente em Sociopoética, enquanto metodologia sensível e inovadora, para a problematização e potencialização de outros modos de convivência nas escolas propiciadas por meio da criação de conceitos mobilizados pelos afetos e pela autoanalise das práticas e experiências educativas no contemporâneo de professores(as) de crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal de São Félix do Piauí - PI /BR. Especificamente, busca desenvolver curso de formação docente em sociopoética enquanto metodologia sensível e inovadora com os(as) professores(as) de crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal de São Félix do Piauí - PI /BR no sentido de sensibiliza-los a pensar, problematizar e potencializar outros modos de convivência na escola no contemporâneo. Perceber como os professores(as) de crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal de São Félix do Piauí - PI /BR se sensibilizam ou se deixam afetar pelos problemas que envolvem a convivência na escola no contemporâneo no contexto do curso de formação em sociopoética; identificar os conceitos mobilizados pelos afetos (confetos) e pelas experiências educativas de professores(as) de crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal de São Félix do Piauí - PI /BR acerca de problemas que envolvem a convivência na escola no contemporâneo; identificar que outros modos de pensar a convivência na escola são potencializados pelos conceitos mobilizados pelos afetos e pelas experiências educativas criadas pelos(as) professores(as) no contexto do curso de formação em Sociopoética; Proporcionar no curso de formação em Sociopoética a autoanálise dos (as) professores (as) de crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal de São Félix do Piauí - PI/BR sobre suas práticas e experiências educativas acerca da convivência escolar no contemporâneo. Fomentar a elaboração de projetos interdisciplinares com a abordagem metodológica da sociopoética enquanto outros modos de pensar a convivência escolar no contemporâneo. Sendo uma pesquisa-intervenção, faz uso da abordagem “Sociopoética”, utilizada para criação de problemas, confetos e devires do Pescurso (pesquisa + curso) com dispositivos filosóficos e artísticos, para a formação docente em sociopoética de modo a problematizar e potencializar outros modos de convivência nas escolas no contemporâneo. Foram referências para a construção desta pesquisa: Foucault (2014); Deleuze e Guattari (2010); Gauthier (1999, 2010, 2012); Larrosa (2010, 2016); Barbier (2007); Abramovay (2006, 2018), Freire (1996, 2014, 2016), Santos (2010); Franco (2012); Charlot (2013), dentre outros. Assim, este projeto de doutorado corrobora na perspectiva da descolonização do pensamento, da democratização e da inovação ao dar passagem a criação de conhecimentos coletivos, que perpassam as experiências e problematizações educativas mobilizadas com professores(as) de crianças e adolescentes no contemporâneo.

Palavras-chave: Formação Docente. Metodologia inovadora. Sociopética. Convivência escolar.

Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO