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Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA DA CUNHA GONZAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA DA CUNHA GONZAGA
DATA: 08/08/2013
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGEd
TÍTULO:

A Trajetória Formativa do Professor de Biologia e suas Contribuições para o Processo de Alfabetização Científica


PALAVRAS-CHAVES:

Trajetória formativa. Formação de Professores. Ensino de Biologia. Alfabetização Biológica.


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

 

O objeto do presente estudo compreende a trajetória formativa dos professores de Biologia e suas contribuições para o processo de Alfabetização Biológica, apresentando como objetivo geral: investigar como se constitui a trajetória formativa dos professores de Biologia do Ensino Médio público do município de José de Freitas-PI, e suas contribuições para o processo de Alfabetização Biológica, sendo elencados como objetivos específicos: conhecer o percurso formativo dos professores de Biologia, salientando suas crenças sobre o saber pedagógico, no exercício profissional; identificar os principais obstáculos dos professores de Biologia na sua prática, no tocante ao processo de formação docente; compreender o processo de Alfabetização Biológica no Ensino Médio, e; conhecer as contribuições da formação dos professores de Biologia para a Alfabetização Biológica. Assim, do ponto de vista teórico-conceitual, a pesquisa será desenvolvida basicamente sob dois eixos: o primeiro compreende reflexões sobre a formação do professor e suas crenças sobre o saber pedagógico e sua prática profissional, construídas a partir das formulações de autores como: Imbernón (2007, 2010), Mendes Sobrinho (2002, 2007, 2011), Nóvoa (1992, 1995, 2000), Schön (2000), Tardif (2002), entre outros; e, o segundo eixo teórico compreende reflexões acerca do ensino e da formação do professor de Biologia e o processo de Alfabetização Biológica, desenvolvidas com base nas contribuições de Bizzo (2012), Krasilchik (2000, 2011); Marandino, Selles e Ferreira (2009), dentre outros. Utilizaremos também como aporte teórico, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008), que direcionam a educação brasileira. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizaremos como técnica: o método autobiográfico ou histórias de vida, onde seremos direcionados por Ferrarotti (2010); Josso (2010); Nóvoa (2000); Nóvoa e Finger (2010); Souza (2006), dentre outros. Os sujeitos e o contexto do estudo compreendem professores de Biologia que atuam no Ensino Médio, em escolas públicas da rede estadual de ensino no município de José de Freitas/PI. Os dados da pesquisa serão produzidos a partir do memorial de formação e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de identificarmos o perfil acadêmico-profissional dos interlocutores, suas trajetórias formativas e as contribuições desta formação para o processo de Alfabetização Biológica. A análise dos dados consistirá em uma análise descritiva e interpretativa do conteúdo das narrativas autobiográficas escritas e entrevistas produzidas pelos professores, considerando três categorias principais de análise: a trajetória formativa; a prática pedagógica; e o processo de alfabetização biológica. O presente trabalho mostra-se relevante por permitir observar como se delineia a trajetória formativa do professor de Biologia do Ensino Médio, da rede pública estadual de José de Freitas-PI, e suas contribuições para o processo de Alfabetização Biológica, verificando como essa formação pode influenciar o crescimento do educando em sua capacidade de agir com autonomia no mundo da ciência. Ademais, possibilitará descortinar os obstáculos dos docentes no tocante ao ensino, permitindo, ainda, aos professores de Biologia, uma reflexão profunda da sua práxis pedagógica, bem como fomentando as discussões em torno da temática, produzindo conhecimento e fornecendo subsídios teóricos para futuras investigações.

                                


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR TORRES RODRIGUES - FSA
Notícia cadastrada em: 07/07/2013 17:49
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