Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GESSI-LEILA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GESSI-LEILA MEDEIROS
DATA: 11/07/2013
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO:

Mediação de Conflitos no Espaço Escolar: linguagens de Cultura de Paz na Escola Pública de Tewresina/PI

PALAVRAS-CHAVES:

Mediação de Conflitos. Violências. Cultura de Paz.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas

RESUMO

Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre Mediação de Conflitos e Cultura de Paz, realizada na Unidade Escolar Maria Melo, zona leste, Teresina-PI, cujo objeto de estudo constitui-se em desenvolver um plano de mediação de conflitos com vistas à atenuação das violências que se manifestam no âmbito escolar. Tem como objetivo geral: implementar um projeto de mediação de conflitos, enquanto instrumento/estratégia de promoção da Cultura de Paz.  E como objetivos específicos: analisar as manifestações de violências na escola, bem como às experiências de Cultura de Paz; identificar potencialidades, limites e possibilidades concretas de realização de um projeto de mediação de conflitos; promover a formação de estudantes e de professores na área de mediação para atuarem na escola; elaborar juntamente com o grupo de mediadores um plano de trabalho de mediação de conflitos; vivenciar o plano de trabalho na escola com fins de avaliação/modificação/alteração deste mesmo plano; apresentar para a comunidade escolar, juntamente com o grupo de mediadores, o plano de trabalho de mediação de conflitos com vistas a sua implantação. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual utiliza como método a pesquisa-ação, cuja prática fomenta o compartilhamento do conhecimento entre os participantes do processo e possibilita aos participantes-atores a manifestação de suas experiências e de expectativas com total liberdade de expressão. Desse modo, foi utilizada como base teórica estudos de autores como Abramovay (2006); Adorno (2002); Arnoud e Damascena (1996); Charlot (2002), Cobalti (1985); Debarbieux (1998); Guimarães (2010); Jares (2002); Macêdo e Bomfim (2007), dentre outros. Como resultados desta pesquisa foram evidenciados: vários tipos de violências que se apresentam no cotidiano escolar - física, verbal e psicológica -; como também inúmeras potencialidades escolares indicando caminhos concretos de efetivação da mediação de conflitos em seu espaço.

Presidente - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Externo à Instituição - ANDREA ABREU ASTIGARRAGA - UEVA