Banca de QUALIFICAÇÃO: CONCEIÇÃO DE MARIA RIBEIRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONCEIÇÃO DE MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 21/08/2013
LOCAL: Sala de Defesas do PPGEd
TÍTULO:

Formação Contínua em Matemática do Professor Polivalente e seus Reflexos na Prática docente

PALAVRAS-CHAVES:

Formação Contínua. Prática Docente. Educação Matemática. Ensino de Matemática

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

No contexto das discussões sobre a importância da aquisição do conhecimento matemático meio as exigências da sociedade contemporânea, a formação contínua em Matemática do professor polivalente emerge como questão relevante, a qual nos impulsionou na construção de nosso objeto de estudo. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como questão norteadora: Em que aspectos a formação contínua em Matemática, desenvolvida na Rede Pública de José de Freitas, influencia na transformação da ação do docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tomando por base a questão norteadora, delimitamos o objetivo geral da pesquisa: Investigar a formação contínua em Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental e seus reflexos na prática docente, especificamente, pretendemos: contextualizar o ensino de Matemática na formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I; conhecer as contribuições que a formação contínua oferece ao docente; identificar as concepções do professor polivalente para o ensino da Matemática; analisar as formas de mobilização dos saberes das experiências que a formação contínua em Matemática proporciona ao contexto da prática docente, e por fim, verificar como a formação contínua em Matemática contribui à prática reflexiva desse profissional. Para tanto, no que concerne aos aspectos teóricos, utilizamos as reflexões de autores que discutem formação contínua (NÓVOA, 1992, 2000; IMBERNÓN, 2002, 2009, 2010; TARDIF, 2002; MENDES SOBRINHO, 2002, 2006, 2007), a formação matemática dos professores dos anos iniciais (CURI, 2004; PONTE, 2003, FIORENTINI; LORENZATO, 2009) e, a prática docente (SOUZA, 1999; FRANCO, 2012), entre outros. Do ponto de vista metodológico, optamos por uma investigação de caráter descritivo-analítico na abordagem qualitativa, utilizamos as histórias de vida, enquanto método. Para recolha de dados empregamos os instrumentos: questionário misto, corpus documental e entrevista semiestruturada, os quais oportunizaram aos sujeitos colaboradores rememorar e falar de suas experiências formativas, de suas histórias de vida e, desse modo, fornecer subsídios que foram essenciais à análise e compreensão do nosso objeto de estudo. O locus de pesquisa constitui-se de três escolas da rede pública municipal de José de Freitas, situadas na zona urbana periférica, aspecto que aguçou nossa discussão teórica e empírica acerca da temática. Quanto aos sujeitos colaboradores, tivemos a participação dez docentes com experiência mínima de cinco anos neste processo formativo. Utilizamos a análise de conteúdo na interpretação dos dados construídos, os quais viabilizaram a investigação formativa em Matemática na polivalência, suas especificidades e suas contribuições à prática docente. Constatamos que a formação contínua dos professores polivalentes se constitui em serviço articulado com a prática em sala de aula, na consolidação de saberes diverso e de saber fazer, ou seja, a necessidade do aprendizado permanente.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - ARNALDO SILVA BRITO - UESPI