Banca de DEFESA: PATRICIA DA CUNHA GONZAGA

DATA: 18/11/2013
LOCAL: Sala de Defesas do PPGEd
TÍTULO:

A Trajetória Formativa do Professor de Biologia e suas Contribuições para o Processo de Alfabetização Biológica

PALAVRAS-CHAVES:

Trajetória formativa. Formação de Professores. Ensino de Biologia. Alfabetização Biológica.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O objeto do presente estudo compreende a trajetória formativa dos professores de Biologia e suas contribuições para o processo de alfabetização biológica, tendo como objetivo geral investigar como se constitui a trajetória formativa dos professores de Biologia do Ensino Médio da rede pública do município de José de Freitas-PI, levantando suas contribuições para o processo de alfabetização biológica. Em consonância com o objetivo geral, são elencados como objetivos específicos descrever a trajetória formativa dos professores de Biologia; identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores de Biologia na sua prática, no tocante ao processo de formação docente; compreender o processo de alfabetização biológica no Ensino Médio e, conhecer as contribuições da formação dos professores de Biologia para a alfabetização biológica dos alunos no Ensino Médio. Nesse contexto, construímos o seguinte problema de pesquisa: como se constitui a trajetória formativa dos professores de Biologia do Ensino Médio da rede pública estadual de José de Freitas – PI e quais suas contribuições para o processo de alfabetização biológica? Assim, do ponto de vista teórico-conceitual, o nosso trabalho apoia-se em Imbernón (2007, 2010), Mendes Sobrinho (2002, 2007, 2011), Nóvoa (1992, 1995, 2000), entre outros que investigam a formação do professor e sua prática. Este estudo também se fundamenta em Bizzo (2012), Krasilchik (2000, 2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), dentre outros, que desenvolvem a temática formação do professor de Biologia e o processo de alfabetização biológica. Utilizamos, ainda, como aporte teórico, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008a), que direcionam a educação brasileira. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-analítica, utilizando-se o método autobiográfico, conforme orientações de Nóvoa (2000), Nóvoa e Finger (2010), Richardson et al (2008), Souza (2006), dentre outros. Os sujeitos e o contexto do estudo compreendem professores de Biologia que atuam no Ensino Médio, em escolas públicas da rede estadual de ensino no município de José de Freitas/PI. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir do memorial de formação e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados consistiu em uma análise descritiva e interpretativa do conteúdo das narrativas autobiográficas escritas e entrevistas concedidas pelos professores, considerando três categorias principais de análise: a trajetória formativa, a prática docente e o processo de alfabetização biológica. A partir das informações registradas e interpretadas, ficou evidenciado que a trajetória formativa dos professores de Biologia do município de José de Freitas – PI é qualificável, porém os profissionais reconhecem a necessidade de uma formação permanente e de qualidade, que atenda aos seus anseios, principalmente quanto à atuação em sala de aula e ao processo ensino-aprendizagem dos discentes. Sugerem, ainda, que os cursos de formação inicial e continuada orientem práticas bioalfabetizadoras no contexto do Ensino Médio, a fim de proporcionarem efetivamente uma alfabetização biológica aos seus alunos.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR TORRES RODRIGUES - FSA